Palhaço Carequinha recebe homenagem póstuma dos senadores
Os senadores prestaram nesta quinta-feira (6) homenagem a George Savalla Gomes, o palhaço Carequinha, que faleceu na terça-feira (5), em São Gonçalo (RJ), aos 90 anos. Por iniciativa da senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) e do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), foram encaminhados à Mesa dois requerimentos de votos de pesar pela morte do artista, que divertiu principalmente as gerações dos anos 50 e 60 e gravou 26 discos.
Heloísa lembrou que Carequinha foi o primeiro artista circense na TV brasileira e precedeu a todos nos programas de auditório.
- Estava escrito desde o seu nascimento que seria palhaço, pois nasceu no picadeiro e aos cinco anos estreou na profissão por influência da mãe trapezista - lembrou, ao justificar o requerimento.
Heloísa elogiou ainda o caráter e os valores éticos e morais do homenageado, que segundo disse, tinha orgulho da profissão e de ter conquistado com ela o respeito do público.
Por sua vez, Eduardo Suplicy (PT-SP) traçou uma breve biografia de Carequinha, lembrando que seu sucesso o levou a ser condecorado na Itália como o "palhaço nº 1 do mundo". O parlamentar afirmou que Carequinha foi o artista de circo mais querido do Brasil, sendo acompanhado por Arrelia, Piolim e Renato Aragão. Lembrou ainda que Carequinha chegou a divertir vários presidentes da República, inclusive Juscelino Kubitschek, e ultimamente ainda aparecia em programas de televisão.
Em aparte, o senador Demóstenes Torres (PFL-GO) lamentou a morte do artista, ressaltando sua influência positiva para a geração que hoje tem entre 40 e 50 anos. Também o senador Paulo Paim (PT-RS) fez aparte para elogiar Carequinha, registrando que o Senado aprovou nas comissões projeto do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), relatado pelo senador Flávio Arns (PT-PR), que redefine o conceito da atividade circense e fixa critérios para sua exploração no país. Alvaro Dias, no exercício da presidência da Mesa, e Arns, também se associaram à homenagem, assim como o senador José Jorge (PFL-PE).06/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ernesto Illy recebe homenagem póstuma do Governo de São Paulo
Senadores prestam homenagem póstuma a Ricardo Izar e encerram sessão
Palhaço Arrelia ganha homenagem do governo paulista
APL faz homenagem póstuma a Ruth Cardoso
Paim faz homenagem póstuma a ex-dirigente bancário
Senadora presta homenagem póstuma a jornalista