Para Anatel, escolha de empresa para avaliar qualidade da banda larga é uma evolução
Em resposta ao senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), o superintendente de Serviços Privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Bruno Ramos, classificou a escolha de uma Entidade Aferidora de Qualidade (EAQ) da banda larga no país como “uma enorme evolução” no processo de avaliação do serviço.
A Price Waterhouse Coopers foi a escolhida para aferir os indicadores de "Garantia de Taxa de Transmissão Instantânea" e de "Garantia de Taxa de Transmissão Média" do Serviço Móvel Pessoal (SMP) e dos indicadores de rede do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM).
- Antes quem coletava os dados eram as próprias prestadoras de serviços. [O fato de] a coleta dos indicadores estar fora das empresas é uma enorme evolução – salientou.
Segundo Ramos, apesar de a contratação da empresa ser paga pelas prestadoras de serviço não há conflito de interesses. Ele também afirmou que a EAQ é responsável apenas pela coleta de dados e apresentação de indicadores. A fiscalização, reiterou, continua cabendo à Anatel.
- A Anatel pode pedir a qualquer momento auditoria dos processos. Não existe de forma alguma a transferência de possibilidade de fiscalização – disse o representante da agência, que ressaltou a transparência no processo de escolha da EAQ.
Aloysio Nunes questionou a Anatel sobre o processo de seleção da Entidade Aferidora de Qualidade (EAQ) do serviço de banda larga no país. Segundo o senador, a escolha foi delegada pela agência ao SindiTelebrasil, sindicato patronal das empresas de telecomunicações, o que, em sua avaliação, marcaria conflito de interesses.
Mais informações a seguir
22/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Empresa aferidora vai garantir maior qualidade a banda larga, garante Anatel
Anatel pretende criar indicador para avaliar serviço de conexão banda larga
Anatel publica regulamento com metas de qualidade para banda larga
Escolha de órgão para medir qualidade da banda larga está em debate
Anatel recebe manifestações sobre pedido de anulação de metas de qualidade para banda larga
Anatel medirá qualidade da internet banda larga