Para Anibal Diniz, conquistas femininas ainda não se completaram



O senador Aníbal Diniz (PT-AC) saudou as conquistas femininas em pronunciamento no Plenário, nesta sexta-feira (8), ao destacar o Dia Internacional da Mulher. Ele lamentou, contudo, a persistência de situações de violência contra a mulher, desigualdades no mercado de trabalho e no acesso aos espaços de poder, a seu ver uma realidade que precisa ser definitivamente superada.

- Infelizmente, ainda neste ano de 2013, depois de toda a revolução sexual, das lutas feministas, da entrada de milhões de mulheres no mercado de trabalho, ainda não temos a tão sonhada igualdade de gênero – afirmou.

O senador afirmou que “a igualdade de gênero é parte essencial da modernidade”, uma frase colhida de artigo do economista Botero Montoya, ex-ministro da Fazenda da Colômbia. E salientou que a condição das mulheres, principalmente no mercado de trabalho, ainda é bastante desigual, quando comparada à dos homens, inclusive porque ganham salários menores mesmo quando executam idênticas atividades.

- Se a atribuição for a mesma, o salário deve ser igual – defendeu.

Ele lembrou que o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, constatou que o rendimento médio mensal das mulheres com carteira profissional assinada é 30% inferior ao rendimento dos homens com a mesma idade e mesmo nível de formação.

De acordo com o senador, muitas conquistas aconteceram desde que seu partido assumiu o governo do país. Ele apontou a própria criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, que completou dez anos, como exemplo desses avanços. Disse, porém, que há muito mais a fazer.

- Por isso, defendo que este 8 de março e todos os demais não sejam marcados no calendário apenas como uma data comemorativa, mas como uma data símbolo da luta – disse.

O senador destacou que defendeu, em discurso na quinta-feira (7) da tribuna a importância de uma reforma política para que haja mais igualdade na disputa e maior representatividade feminina na Câmara Federal, no Senado e também nas assembleias legislativas e nas câmaras de vereadores.

Também aproveitou para reafirmar seu apoio ao compromisso de aprovação, ainda este mês, da "PEC das Domésticas". Pela proposta, as conquistas trabalhistas de outras categorias serão estendidas a essas trabalhadoras.



08/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso deve ampliar conquistas, diz Anibal Diniz

Anibal Diniz destaca conquistas do Acre em 2013

Anibal Diniz comemora conquistas do Acre nos últimos 15 anos de governo do PT

Anibal Diniz defende avanços e conquistas das gestões do PT na Presidência da República

Lindberg destaca conquistas femininas

DEBATE NA TV SENADO RESSALTA CONQUISTAS FEMININAS