Para Sarney, comunicação do Senado precisa ampliar sua presença na internet
O presidente do Senado, José Sarney, recomendou à comunicação social da Casa enfrentar o desafio de um mundo cada vez mais ligado na internet, principalmente pelas chamadas redes sociais. De acordo com o senador, apesar de prestar um serviço de qualidade e consistência ao país, o sistema composto de agência de notícias, jornal, TV e rádio precisa adaptar-se para "enfrentar os grandes campos abertos pelo conceito de rede" num momento em que a internet está cada vez mais acessível aos cidadãos.
A recomendação foi dada por ocasião do encontro realizado nesta segunda-feira (22), no auditório do Programa Interlegis, para discutir o papel dos meios de comunicação do Senado Federal. O evento é preparatório à elaboração do novo Planejamento Estratégico da Secretaria de Comunicação Social do Senado para os próximos oito anos.
Para ilustrar sua argumentação, especialmente no que se refere à necessidade de os comunicadores buscarem a atenção dos jovens, Sarney mencionou dados trazidos por Manoel Fernandes, da Consultoria Bites, estudioso que defende a aproximação do Senado com as mídias sociais e com os 50 milhões de usuários da internet.
O presidente do Senado, no entanto, salientou a qualidade do trabalho feito pela comunicação social, que classificou como excelente. Sarney afirmou que os meios de comunicação da Casa tem servido ao povo brasileiro, ajudado a fiscalizar o Poder Legislativo e servido como "repositório de subsídios que a população pode enviar" para o trabalho parlamentar.
- Para isso, tivemos que profissionalizar. Temos um corpo técnico excelente, estamos mantendo sempre o nosso principio da imparcialidade e nosso único objetivo é justamente mostrar o que se faz no Poder Legislativo em favor do povo brasileiro, receber as críticas e ao mesmo tempo a colaboração que o povo achar necessários - disse.
Debate
O encontro, mediado pela editora da Folha de S. Paulo, Eliane Cantanhede, trouxe a participação de jornalistas como Alon Feuerwerker, Gustavo Krieger e Silvia Faria. Os convidados registraram a importância do trabalho dos veículos de comunicação do Senado na divulgação de notícias com isenção e credibilidade, o que, na opinião deles, é fundamental para complementar e embasar o noticiário da mídia tradicional. Entretanto, lembraram que não basta apenas abastecer a imprensa tradicional, mas também se aproximar do cidadão.
22/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
PARA SIMON, CONGRESSO PRECISA AMPLIAR DEBATE SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Sarney recebe blogueiros para discutir comunicação do Senado
Comunicação Social do Senado estabelece como meta ampliar a participação da sociedade no processo político
Vídeo | Sarney ressalta importância de planejamento estratégico para a Comunicação Social do Senado
Brasil e ONU firmam carta de intenções para ampliar presença feminina em missões de paz
Brasil pretende ampliar presença comercial no Cazaquistão, anuncia indicado para embaixada