Para Vital do Rêgo, DF corre risco de monopólio na saúde privada
Em pronunciamento nesta terça-feira (4), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) criticou o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda, que, em sua avaliação, não têm tomado providências para impedir o risco de monopólio nos hospitais privados do Distrito Federal. Segundo o parlamentar, através de uma série de aquisições, o banco BTG Pactual passou a controlar, direta ou indiretamente, 90% dos leitos privados na unidade federativa.
- Este processo muito provavelmente está ocorrendo em outras cidades e estados brasileiros, às escondidas, sem o conhecimento do grande público e envolvendo valores que desconhecemos por completo – afirmou.
Vital do Rêgo reforçou a necessidade de se questionar o monopólio em uma área crítica como a saúde, especialmente quando os bancos têm “no lucro, e apenas no lucro” sua atividade primordial. Ele estranhou a falta de ação do Cade e da Seae, que foram informados da situação pelo Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal.
- Estão cientes de tudo isso que acabo de narrar, mas, por motivos insondáveis, não impediram o surgimento desse verdadeiro monopólio com a devida e necessária antecedência - denunciou.
Vital do Rêgo mencionou a Lei 12.529/2011, que proíbe fusões e aquisições que possam causar danos substanciais ao mercado, e a Constituição, que pode estar sendo desrespeitada caso o BTG Pactual tenha usado capital estrangeiro para a compra de hospitais. Ele apresentou proposta de representação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) ao Cade e requereu audiência pública, também na CAE, para debater o assunto.
04/09/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vital do Rêgo: sistema de saúde pública precisa de ampla reforma
Vital do Rêgo pede que governo reavalie corte no orçamento da saúde pública
Para Delcídio do Amaral, Brasil não corre risco de racionamento de energia
Senado: prisão especial só para quem corre risco de vida na cadeia
CCJ aprova prisão especial para quem corre risco de vida na cadeia
Vital do Rêgo cotado para presidir CPI do Cachoeira