Paraná vai receber mais 400 mil doses da vacina contra gripe



Serão imunizadas crianças de 2 a 5 anos, que não fizeram parte dos grupos prioritários da campanha nacional de vacinação

 

O estado do Paraná, que já registrou 25 mortes pela gripe A, vai receber na próxima quinta-feira (26), 400 mil doses da vacina de prevenção. Serão imunizadas crianças de 2 a 5 anos, que não fizeram parte dos grupos prioritários da campanha nacional (gestantes, crianças de até 2 anos, idosos, obesos e portadores de doenças crônicas).

Em Curitiba, que tem entre 60 mil e 70 mil crianças nessa faixa etária, a vacinação já começou na segunda-feira (23). Na última sexta-feira (20), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que não há risco de uma nova epidemia no País. Conforme o ministro, o que existe hoje é uma maior circulação do vírus e capacidade para a sua detecção.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe para o inverno de 2012, finalizada em junho, atingiu cobertura acima de 80%, uma das mais altas do mundo. O governo federal tem enviado reforço nas vacinas, como é o caso do Paraná, para os estados que fazem a solicitação.

Nos três estados da região Sul, foram registrados até agora 1,9 mil casos da doença: 899 no Paraná, 685 em Santa Catarina e 316 no Rio Grande do Sul. O número de casos fatais é de 46 no Rio Grande do Sul e 62 em Santa Catarina, somando 133 em toda a região. O índice é 16,9% maior do que o verificado em 2009, quando surgiu a doença e 2.060 pessoas morreram nos três estados.

 

Tamiflu

A gripe é caracterizada pelo surgimento simultâneo de febre e tosse ou dor de garganta, dor de cabeça, muscular ou nas articulações. Os médicos de todo País estão orientados a prescrever o Tamiflu aos pacientes que apresentarem os sintomas, para quem tiver Síndrome Gripal, mesmo antes dos resultados de exames ou sinais de agravamento. O medicamento, que reduz as chances de que a doença evolua para um caso grave, tem maior eficácia nas primeiras 48 horas de infecção.

Segundo o ministério da Saúde, todos os estados e o Distrito Federal estão abastecidos com o antiviral, que é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quem preferir pode comprar o Tamiflu nas farmácias de todo o País, com receita simples, sem a necessidade de controle especial em duas vias.

Só neste ano, as secretarias estaduais receberam 418,8 mil caixas do remédio, cujo princípio ativo é o oseltamivir. Cada caixa contém 10 comprimidos, suficientes para um tratamento completo. Do total de medicamentos repassados em junho, 51.190 caixas foram para Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e São Paulo.

 

Prevenção

Para prevenção, é importante lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável. Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.

 

Leia mais:

Tamiflu passa a ser comercializado nas farmácias com receita médica simples

Todos os estados e o DF têm antiviral usado no tratamento da gripe, afirma Ministério da Saúde

Saúde alerta contra os riscos de disseminação do vírus da gripe

Vacinação contra gripe alcançou 80% da meta

Saúde garante eficácia da vacina contra gripe e apela para que pessoas se imunizem

 

Fonte:
Agência Brasil
Ministério da Saúde

 



24/07/2012 12:15


Artigos Relacionados


Doze mil já se cadastraram para receber aviso de vacina contra gripe A por e-mail

Mais de 6,4 milhões de pessoas já receberam a vacina contra a gripe

Paulistas têm mais um dia para tomar a vacina contra a gripe

SP terá 17 milhões de doses de vacina contra rubéola

SP terá 17 milhões de doses de vacina contra rubéola

SP terá 17 milhões de doses de vacina contra rubéola