Parceria cria parque na zona leste de SP
Com 286 mil metros quadrados, o novo equipamento é considerado o maior complexo esportivo da capital
Atualizada às 14h59
O governador José Serra transferiu na tarde desta terça-feira, 27, o antigo Ceret (Centro Educativo, Recreativo e Esportivo do Trabalhador) para a prefeitura da capital. Com a iniciativa, São Paulo terá um novo parque público, o Complexo Esportivo Parque do Trabalhador.
Com 286 mil metros quadrados, o novo equipamento é considerado o maior complexo esportivo da cidade. Localizado no coração do Jardim Anália Franco, no Tatuapé, será a sexta maior extensão arborizada da capital, com mais de 80% da área constituída de bosques. O complexo conta ainda com pistas de corrida e caminhada, ginásio e quadras poliesportivos e uma das maiores piscinas da América Latina. “Com a transferência, a prefeitura vai poder administrar melhor esse parque e vai abri-lo para o uso gratuito de todos”, afirmou o governador José Serra durante a cerimônia.
Até o último dia 19, a área era administrada pela Fundação Ceret e só podia ser utilizada por não-sócios, considerados "visitantes", mediante pagamento de ingresso no valor de R$ 8 por pessoa. Além disso, a administração cobrava R$ 2 por veículo estacionado nas dependências da Fundação.
Durante a transição, a gestão será compartilhada entre funcionários que já atuam no local e uma nova comissão nomeada pela prefeitura. A nova diretoria do local já publicou quatro portarias, garantindo o acesso do público em geral, sem a exigência de carteirinha e sem nenhum tipo de cobrança.
O secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Walter Feldman, disse que até o final deste ano, o complexo continuará recebendo recursos do governo do Estado. A partir de janeiro de 2009, com a inclusão de uma rubrica específica do orçamento municipal, o complexo passará a receber recursos diretamente da prefeitura.
A Fundação Ceret continuará a existir sob a coordenação da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho. Terá uma administração paritária e seu foco será voltado para ações de geração de emprego e renda.
Junto com o governador José Serra, participaram da cerimônia de transferência o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, os secretário estaduais do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif (Emprego e Relações do Trabalho), Aloysio Ferreira Nunes Ferreira Filho (Casa Civil) e Clauri Santos Alves da Silva (Esporte, Lazer e Turismo), além de Walter Feldman, secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação.
Histórico
Inaugurado em 1979, o Ceret era coordenado por um conselho composto na maioria por sindicalistas. O Estado, dono da áre
05/27/2008
Artigos Relacionados
Unesp mira a Zona Leste
Festival de hip-hop agita escola na zona leste
Zona Leste recebe a 11ª Escola Técnica
Saúde: Bailão de Natal no CRI da Zona Leste
Alckmin inaugura Qualis na Zona Leste
Alckmin inaugura Qualis na Zona Leste