Parceria entre Assembléia e TRE vai garantir instruções ao eleitor
O primeiro milhão da cola foi entregue pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Marco Antônio Barbosa Leal. Os dois presidentes abriram a primeira caixa retirada do caminhão que transportou o material até ao TRE. Sérgio Zambiasi disse que o Parlamento deverá encaminhar os outros milhões de colas assim que o Tribunal solicitar. “Estamos obedecendo um cronograma do TRE”, afirmou. Zambiasi também ressaltou que a parceria entre a Assembléia e o Tribunal deve facilitar o voto do eleitor nas próximas eleições. Para o presidente da Assembléia esta é uma iniciativa democrática que chega até o eleitor com a melhor informação.
O presidente do Tribunal, desembargador Marco Antônio Leal, afirmou que a cola é fundamental na eleição de outubro, uma vez que o eleitor vai votar em seis candidatos, tendo que digitar o número de cada um, o que soma 19 algarismos, e dar mais seis toques para confirmar o seu voto. Totalizando 25 toques. Desta forma, segundo o presidente do TRE, a cola irá ajudar o eleitor no momento do seu voto.
Na cola, que está sendo distribuída pelo Tribunal, o eleitor encontra informações de como corrigir o seu voto em caso de erro, com votar em branco e como votar somente na legenda. Outra preocupação da cola é esclarecer que o eleitor deverá escolher dois senadores. Ainda, no impresso, o eleitor encontra quadrados brancos que poderá levar preenchido até local de votação.
08/06/2002
Artigos Relacionados
Eleitor pode testar voto no estande da Assembléia
Assembléia Legislativa e TRE integrados para ensinar o eleitor a votar
Assembléia disponibiliza urna eletrônica para eleitor treinar o voto
Eleitor quer mais debates entre candidatos
Parceria vai garantir fiscalização de postos de combustíveis no Ceará
Torcidas organizadas mineiras assinam parceria para garantir mais segurança nos estádios