Parceria permite que São Paulo coopere na implantação de programa social no Rio Grande do Sul
Programa possibilita compartilhar de informações, coordenar ações e gerar subsídios para a tomada de decisões sobre política social
São Paulo vai oferecer cooperação técnica para a implantação no Rio Grande do Sul de um programa que permite compartilhar informações, coordenar ações e gerar subsídios para a tomada de decisões a respeito da política nacional de Assistência Social, o Pró-Social.
O protocolo de intenções foi assinado na tarde desta segunda-feira, 15 de janeiro, no Palácio dos Bandeirantes pelos governadores José Serra, de São Paulo e Yeda Crusius, do Rio Grande do Sul. Participaram também do encontro o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Amato e o presidente da Prodesp, Leão Roberto de Carvalho.
José Serra disse que está sendo transferido um software para o estado do sul. "Essa ferramenta representa um instrumento de política social, aperfeiçoamento e produtividade, enfim irá permitir uma locação melhor dos recursos da assistência social", disse o governador. Serra se colocou inteiramente à disposição do Rio Grande do Sul para auxiliar no processo de instalação desse programa.
O secretário Rogério Amato explicou que o programa tem o desafio de fazer com que todas as ações sociais do Estado fiquem acessíveis e que possam ser transformados em gestão. "Esse programa foi concebido para ter o armazenamento das informações, para que se possa fazer uma gestão eficiente e transparente", disse o secretário. Ele informou também que hoje no banco de dados do Governo paulista há cadastrada 1,5 milhão famílias e mais de 5 milhões de pessoas.
O documento assinado hoje, prevêa atuação de forma integrada entre os dois Estados e o compartilhamento de dados e informações sobre a execução das ações. Além da disponibilização de servidores para encontros técnicos, assessoria e treinamento, mas não prevê repasses financeiros entre São Paulo e Rio Grande do Sul.
A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius destacou a importância da parceria. "Essa ação demonstra uma preocupação com o uso do dinheiro público e com resultados. Crusius disse ainda que pela situação financeira delicada do seu estado, "o programa de inclusão é de extrema relevância para determinar onde serão repassados os recursos", afirmou a governadora.
Pró-Social integra três cadastros
Em operação no Estado desde 2004, o Pró-Social incorporou o cadastro dos beneficiários de programas da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (Seads) e a base de dados do Cadastro Único Federal de beneficiários de programas de transferência de rendas federais, integrando três módulos básicos de cadastro: de instituições, de programas e de famílias/beneficiários.
O acesso aos dados é on-line (www.prosocial.sp.gov.br) e é restrito aos usuários cadastrados. Outros três cadastros auxiliares, de convênios (em teste), de usuários e de recuperação de informações, serão incorporados ao programa até junho de 2008. O Pró-Social foi desenvolvido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), executado pela Seads e contou com co-financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O Pró-Social foi desenvolvido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), executado pela Seads e contou com co-financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Carlos Prado / Cintía Cury
Dados hoje disponíveis no Pró-Social:
Famílias Cadastradas no Pró-Social | 1.500.480 |
Famílias no Bolsa-Família | 751.950 |
Famílias no Renda Cidadã | 160.738 |
Famílias no Ação Jovem | 91.285 |
Famílias em outros programas | 5.997 |
Famílias egressas dos programas | 174.021 |
Saldo de famílias cadastradas e que preenchem os critérios dos programas | 380.132 01/15/2007 Artigos RelacionadosBrasil servirá de modelo para programa mundial de implantação de piso de proteção social Marisa Serrano destaca parceria em Campo Grande para implantar programa Pegada Ecológica Programa de Agricultura Social terá reforço de parceria Itesp-Faesp Programa Emprega SP tem mais de 4 mil vagas na Grande São Paulo Paulo Egydio Martins: 'O Brasil perde um grande paulista e eu perco um grande líder e um grande amig Escolas estaduais da Grande São Paulo implantam programa de economia de água |