Parques nacionais receberão ‘kit’ de infraestrutura



Os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente vão financiar com R$ 10,4 milhões obras de acesso e sinalização em 16 parques nacionais em 2014. O objetivo é prepará-los para o aumento do número de visitantes durante a Copa do Mundo. O Brasil tem nas áreas protegidas seu principal ativo turístico: o País é considerado o número 1 em atrativos naturais num ranking de competitividade em turismo do Fórum Econômico Mundial, que avalia 140 nações.

Para 2016, a ideia é ter cadeias produtivas de turismo e concessões de serviços turísticos funcionando nos parques do Estado do Rio de Janeiro, sede da Olimpíada. Em 2020, serão 69 parques nacionais brasileiros abertos à visitação.

Os parques nacionais poderiam gerar, só com visitação, pelo menos R$ 1,6 bilhão por ano, segundo estudo do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Isso sem contar as cadeias produtivas dentro e em volta desses parques, cujo potencial de negócios não foi nem sequer estimado. O ecoturismo é o segmento turístico que mais cresce no mundo (entre 15% e 25% ao ano), de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT). 

Os ministros Gastão Vieira (Turismo) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) iniciaram nesta quinta-feira pelo Parque Nacional de Brasília um giro por unidades de conservação que receberão os recursos emergenciais na primeira fase da parceria entre as duas pastas.

“Abrimos uma série de conversas com empresários, ambientalistas e governos locais para definir o plano de ação no médio prazo. Queremos ver os parques como um motivo pelos quais brasileiros e estrangeiros viajarão para as sedes do mundial”, afirmou Gastão Vieira.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, reforçou a importância desse turismo para a preservação. “Estamos identificando parques com potencial turístico, falando de turismo em grande escala, dentro de uma lógica de preservação. Porque só é possível proteger, o que se conhece”.

O número de visitantes nos parques nacionais triplicou de 2006 para 2013: de 1,9 milhão para 6 milhões. “Ainda é menos do que recebe por ano o parque campeão de visitas dos EUA, o Great Smoky Mountains, entre a Carolina do Norte e o Tenessee, com 9 milhões de usuários. Mas tamanho salto num período tão curto indica o potencial brasileiro”, explicou o secretário de Políticas de Turismo do MTur, Vinícius Lummertz.

VEJA OS PARQUES QUE RECEBERÃO OS RECURSOS ADICIONAIS EM 2014:

REGIÃO NORTE:

Parque Nacional de Anavilhanas

 

REGIÃO NORDESTE

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Parque Nacional de Jericoacoara

Parque Nacional de Ubajara

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Parque Nacional da Chapada Diamantina

 

REGIÃO CENTRO-OESTE

Parque Nacional da Brasília

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

 

REGIÃO SUDESTE

Parque Nacional da Serra do Cipó

Parque Nacional da Tijuca

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Parque Nacional de Itatiaia

 

REGIÃO SUL

Parque Nacional do Iguaçu

Parque Nacional de Aparados da Serra

Parque Nacional da Serra Geral

Fonte:
Ministério do Turismo



28/11/2013 17:15


Artigos Relacionados


Campanha incentiva o turismo em Parques Nacionais

ICMBio espera aumento de visitantes nos parques nacionais

Parques nacionais terão campanha de incentivo ao turismo

Livro traz informações sobre parques nacionais do RJ

Parques Nacionais: um valioso apoio ao turismo do País

Situação dos parques nacionais preocupa Rodrigo Rollemberg