Patriota reitera confiança em solução pacífica para impasse na Síria



O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse hoje (12) que a pressão do governo dos Estados Unidos para a comunidade internacional intensificar as sanções à Síria não é negativa. Patriota lembrou que quaisquer sanções só podem ser aplicadas com autorização do Conselho de Segurança das Nações Unidas e ressaltou que o Brasil reitera sua confiança na busca de uma solução pacífica para o fim do impasse na região.

“A pressão em si não é negativa, mas as sanções só podem ser aplicadas se autorizadas pelo Conselho de Segurança da ONU [Organização das Nações Unidas]”, disse Patriota, depois de almoço oferecido a 17 novos embaixadores estrangeiros que apresentaram suas credenciais ao governo brasileiro. “Mas estamos com uma expectativa positiva [em relação a um avanço pacífico] na Síria.”

Desde março, a Síria vive uma onda de protesto de manifestantes que reivindicam eleições parlamentares e presidenciais, abertura política, garantia de direitos fundamentais, como o de expressão e imprensa, além do fim das violação aos direitos humanos. Porém, os embates entre manifestantes e forças do governo geraram cenas de violência em várias cidades do país. A estimativa das entidades civis é que cerca de 2 mil pessoas tenham morrido.

 

Fonte:
Agência Brasil



15/08/2011 11:20


Artigos Relacionados


Brasil se dispõe a ajudar na busca pacífica do fim da violência na Síria, diz Patriota

Governo brasileiro repudia violência na Síria e defende solução pacífica para crise no país

Requião diz que Malvinas são argentinas e que impasse deve ter solução pacífica

Brasil busca diálogo para encerrar impasse na Síria

Brasil participa de reunião para negociar fim do impasse na Síria

Patriota defende busca de resposta consensual da ONU para encerrar crise na Síria