PATROCÍNIO APLAUDE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO



O senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) manifestou sua satisfação diante da decisão do Ministério da Cultura de incluir a cidade de Natividade - distante 218 km de Palmas (TO) - na lista das 20 cidades históricas brasileiras que vão ter prioridade nos investimentos do programa Monumenta, do governo federal. A cidade vem do ciclo do ouro e é rica em manifestações culturais, entre elas a catira e a sússia.

O programa conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para possibilitar o resgate e a conservação dos principais monumentos históricos do país. O programa propõe-se a atacar as causas da degradação crônica do patrimônio histórico motivada, principalmente, pelo baixo nível de atividades dessas áreas e reduzida participação da comunidade local na preservação, explicou o senador.

Segundo Patrocínio, sete áreas serão atendidas na primeira etapa do programa: Ouro Preto (MG), Salvador (BA), Olinda (PE), São Luiz do Maranhão, o bairro do Recife (PE), a área da Praça Tiradentes (RJ) e a área de Luz (SP). Numa segunda etapa, 20 cidades históricas serão atendidas, entre elas Natividade (TO).

As prioridades dentro do Monumenta serão realizar a restauração do retábulo do altar da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Natividade e a Casa de Cultura de Natividade. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) já havia tombado, desde 1975, o conjunto urbanístico, arquitetônico e paisagístico da cidade, por isso já foram restauradas a ruína da Igreja Matriz, de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a antiga cadeia e a Igreja de São Benedito, informou Carlos Patrocínio.

20/12/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Livros sobre preservação do patrimônio são lançados

País investe R$ 800 mil em preservação do Patrimônio Imaterial

LOBÃO PEDE PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Seminário em Aracaju debate preservação do patrimônio histórico

Iphan lança edital de mestrado em preservação do patrimônio

Rio debate envolvimento da sociedade na preservação do patrimônio cultural