PATROCÍNIO DESTACA VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR
- Nesse sentido, venho render minhas homenagens ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que dedicou a edição de nº 28 da Revista do Patrimônio inteiramente à arte e à cultura popular, com 14 ensaios sobre cultura e arte populares, traçando o papel que estas tem no conjunto do patrimônio artístico nacional - frisou.
A revista, observou Patrocínio, traz um "belíssimo retrato da cultura e da arte popular brasileira". Mas o parlamentar explicou que seu entusiasmo vai além do aspecto cultural em si. "Estou interessado na significação política da valorização das manifestações culturais", disse. Esse é um mérito que ele atribui ao trabalho feito pela Revista do Patrimônio: contribuir para a maior participação das manifestações populares de cultura no cenário nacional.
O senador faz questão de distinguir essas manifestações de cultura popular da cultura acadêmica e da cultura erudita, que, segundo ele, sabem se defender melhor e ocupar espaço. Dentro do universo da cultura popular, o senador também disse haver separação entre entre essas manifestações populares daquelas apropriadas pela mídia, "mais calcadas no interesse comercial do que na valorização do povo".
- Estou falando em defesa de manifestações como Folia do Divino, Catira, Maracatu, literatura de Cordel, isso porque, graças a Deus, o nosso samba tem obtido grande espaço nas rádios e na televisão, ganhando um espaço considerável em relação à música estrangeira - concluiu.
13/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
XV Festival de Artes destaca cultura popular em Itu
Relatório da OIT destaca política brasileira de valorização do salário mínimo
Senado realiza 6ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz
Senado abre 4ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz
Senado abre 5ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz
Senado promove 5ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz