PATROCÍNIO PEDE INVESTIMENTO EM INICIATIVAS DE COMBATE À DESNUTRIÇÃO INFANTIL
- O Brasil terá um futuro sombrio se não reverter, urgentemente, a atual situação de negligência em relação às crianças, principalmente quanto à alimentação, saúde e educação - afirmou.
Assim, Patrocínio enalteceu a ação da Pastoral da Criança, que desenvolve iniciativas para livrar as crianças da desnutrição e, conseqüentemente, de doenças causadas por uma alimentação inadequada. Segundo o senador, o combate à desnutrição não precisa necessariamente de altos investimentos financeiros, mas apenas de medidas que garantam uma alimentação mais racional, composta por elementos como farelo de trigo, milho, arroz, pó de casca de ovo, folha de mandioca, sementes de abóbora, melancia ou melão, que dão origem a uma multimistura que fornece os principais nutrientes para o desenvolvimento sadio da criança.
Além disso, continuou, os cuidados com gestantes, o acompanhamento médico pré-natal, o aleitamento materno até os seis meses de idade e a melhoria na higiene das casas representam importantes medidas para prevenir a desnutrição e as doenças. Nessa linha, Patrocínio também destacou a existência de ações do governo federal como o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa de Combate às Carências Nutricionais que, na sua opinião, devem receber mais recursos e empenho.
- De nada adianta o Brasil estar equilibrado em termos macroeconômicos, se a sua população, e principalmente suas crianças, sofrem de desnutrição e de doenças endêmicas, prejudicando a inserção do país na economia do futuro - disse o senador.
14/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
PATROCÍNIO PEDE INVESTIMENTO IGUAL NA EDUCAÇÃO EM ENTREVISTA À TV SENADO
Desnutrição infantil é tema de curso online da RedeNutri
Saúde: Brasil reduz taxa de desnutrição infantil e atinge meta estabelecida pela ONU
PATROCÍNIO PEDE RIGOR NO COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ÁGUA
Unicamp: Alimento combate a desnutrição de pessoas na 3ª idade
Ministra pede investimento dos estados no combate à violência contra a mulher