PATs contabilizam 202 vagas de difícil colocação
Analistas de sistemas, mecânicos de ar condicionado e refrigeração são alguns dos postos de trabalho carentes de gente qualificada
Atualizada às 18h01
Apesar das 14 mil vagas de trabalho disponíveis atualmente nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), vinculados à Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, na capital e Grande São Paulo, existem algumas profissões que demoram mais a ser preenchidas. Analistas de sistemas, mecânicos de ar condicionado e refrigeração e supervisores de produção são algumas profissões que estão carentes de gente qualificada. Há 202 vagas de emprego em aberto.
Além das citadas, tem também técnico mecânico (19 vagas), mecânico montador (35 vagas) e eletricista de manutenção industrial (17 vagas). Essa dificuldade se explica principalmente pela falta de qualificação básica - que consiste em conhecimento em português e matemática, por exemplo. Essa lacuna impede que profissionais exerçam muitas funções e, portanto, sejam recolocados no mercado de trabalho. Eles concorrem às vagas, mas não são aprovados. Ausência de experiência profissional e de qualificação específica também são fatores que contribuem para esse cenário.
A carência de mão-de-obra qualificada também explica o seguinte fenômeno: dos mais de um milhão de desempregados de todo o Estado que procuraram em 2007 os Postos de Atendimento ao Trabalhador, cerca de 150 mil foram inseridos no mercado de trabalho. O PAT faz intermediação entre empresas que precisam de mão-de-obra e profissionais que procuram emprego. Presta os serviços de inscrição para o seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho e mantém o Programa de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência (PADEF). Os serviços são gratuitos. Atualmente existem 205 Postos de Atendimento ao Trabalhador distribuídos na Capital, região metropolitana e interior do Estado – 22 deles estão na cidade de São Paulo. Só na Capital e Grande São Paulo 43.752 pessoas conseguiram emprego entre janeiro e novembro do ano passado por meio dos PATs. O número é 29,42% superior ao registrado no mesmo período de 2006.
Os trabalhadores interessados devem se cadastrar pessoalmente junto a um posto, munidos de RG e carteira profissional. Os endereços dos postos estão no site da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (www.emprego.sp.gov.br).
Diagnóstico e qualificação
A qualificação que tanto falta a trabalhadores paulistas será oferecida pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). Em 2007 o secretário do Emprego Guilherme Afif Domingos promoveu, juntamente com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade, a Caravana do Trabalho, que consistiu em visitas a 19 regiões do Estado para diagnosticar as necessidades de qualificação de mão-de-obra. Durante a incursão buscaram-se informações sobre a empregabilidade e a necessidade de mão-de-obra qualificada nas regiões, microrregiões e municípios em todo o Estado.
Com o resultado da Caravana do Trabalho, que será divulgado pela SERT, serão implantados cursos de qualificação profissional de acordo com as necessidades locais diagnosticadas pela pesquisa. A idéia é otimizar os recursos disponíveis para qualificação do trabalhador, garantindo a ele mais chances de ingressar no mercado de trabalho.
Total de vagas de difícil colocação – Capital e Grande São Paulo
Ocupação/quantidade/local de trabalho
Inspetor de qualidade/10 vagas/São Paulo e Região Metropolitana
Ajustador mecânico/7 vagas/São Paulo e Cajamar
Analista de sistema/5 vagas/Jandira
Construtor de pneus/8 vagas/Guarulhos
Desenhista cadista/5 vagas/Barueri
Eletricista de manutenção industrial/17 vagas/São Paulo e Região Metropolitana
Eletrotécnico/3 vagas/São Paulo
Enc. seção de controle de produção/10 vagas/Embu, Cotia, Barueri e ABC
Ferramenteiro de moldes plásticos/5 vagas/Cotia
Fresador industrial/10 vagas/ABC
Fresador CNC/10 vagas/Osasco, Cajamar e Guarulhos
Supervisor de produção/17 vagas/São Paulo, Barueri e Osasco
Impressor flexográfico/7 vagas/Cajamar
Injetor plástico/5 vagas/Mauá
Macariqueiro/11 vagas/Cajamar, ABC
Técnico mecânico/19 vagas/São Paulo, Barueri e Carapicuíba
Mecânico montador/35 vagas/São Paulo e ABC
Mecânico de automóveis/8 vagas/São Paulo, Barueri e Santa Isabel
Mecânico de ar condicionado e refrigeração/10 vagas/São Paulo
Serviço
PAT estação Brás do Metrô/CPTM
Praça Agente Cícero, s/nº (Estação Brás)
PAT Barra Funda
Rua Mário de Andrade, s/nº (Estação de Trem Barra Funda)
PAT Santana
Rua Gabriel Piza, 122 - Santana
O horário de funcionamento dos PATs é de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00.
Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho
01/17/2008
Artigos Relacionados
PATs têm mais de 24 mil vagas de emprego
PATs têm mais de 24 mil vagas de emprego
PATs oferecem mais de 27 mil vagas
PATs: mais de 25 mil vagas de emprego
PATs: quase 25 mil vagas de emprego
PATs oferecem vagas de emprego