Paulo Davim registra aumento no número de transplantes no país
Em pronunciamento nesta terça-feira (7), o senador Paulo Davim (PV-RN) saudou o avanço do número de transplantes realizado no Brasil. No Rio Grande do Norte, em especial, dados do Ministério da Saúde apontam que em 2012 houve um crescimento de 32% em relação às cirurgias realizadas em 2011.
No ano passado, foram realizados 98 transplantes no Rio Grande do Norte. Em 2012, já foram realizadas 126 cirurgias – 97 de córneas, 17 de rins e 12 de medula óssea.
Paulo Davim disse que o Rio Grande do Norte também foi o primeiro estado brasileiro a atingir a meta do Ministério da Saúde de contar com 15 doadores por milhão de habitante até 2015. A meta já atingida pelo estado é de 15,2 doadores por milhão de habitantes, proporção verificada em países da Europa, afirmou o senador.
- Cada vez que se transplanta ou se consegue com a família liberar um único rim, estamos tirando um paciente das sessões de hemodiálise, para que continuem vivos. Um simples transplante de rim devolve a cidadania e a qualidade de vida – afirmou.
Paulo Davim registrou ainda que 7.793 transplantes foram realizados no Brasil no primeiro quadrimestre de 2012, contra pouco mais de cinco mil em 2011. A região Norte registrou 109% de aumento nas cirurgias, afirmou.
07/08/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Número de transplantes cresce no País
Cresce número de transplantes no País
Número de transplantes no País cresce 118% em 10 anos
Paulo Davim manifesta preocupação com número de partos em jovens
Paulo Davim registra lançamento de CD de pianista de Natal
Metrô registra aumento no número de denúncias recebidas por SMS