Paulo Duque ressalta importância de dom João VI para a História do Brasil



O senador Paulo Duque (PMDB-RJ) disse que a abertura dos portos às nações amigas foi um sinal do caráter desenvolvimentista e estratégico da visão de estadista de dom João VI. Ao falar nesta quinta-feira (21), na sessão especial do Senado em homenagem à passagem dos 200 anos da abertura dos portos brasileiros, o senador disse que não concorda com a classificação de dom João VI "como um simples comedor de frango".

- Não concordo com isso, nunca concordei. Foi minha intuição de estudante, eu pensava: este foi um grande homem. Ele merece a homenagem do Brasil. Hoje é o Brasil inteiro que o homenageia. Salve dom João VI - disse.

Para o senador, dom João VI foi um dos grandes heróis do Brasil, "com frango ou sem frango", além de ter deixado uma descendência que classificou de "admirável", representada por dom Pedro I e dom Pedro II. Paulo Duque disse que não concorda com a forma jocosa com que a família real, especialmente dom João VI, é tratada pelos livros didáticos.

Paulo Duque enfatizou a importância da mudança da família real para o Brasil. Lembrou da vantagem que Portugal teve em relação à Espanha, já que o território assegurado aos portugueses, com a assinatura do Tratado de Tordesilhas, manteve-se intacto, enquanto a América espanhola foi sendo dividida em vários países.

- Considero que a vinda, provisoriamente, do governo português para o Brasil foi um dos fatores principais da unidade nacional, sem dúvida alguma - afirmou.



21/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia ressalta importância de Ulysses na história do país

Paulo Duque destaca importância do sistema de comunicação do Senado

Paulo Duque destaca importância do sistema de comunicação do Senado

João Ribeiro ressalta importância da Feira de Negócios de Colina, no Tocantins

(Flash) - Alckmin ressalta a importância da Esalq para o progresso do Estado de São Paulo

(Flash 13h15) - Covas ressalta importância do transporte ferroviário para São Paulo