Paulo Paim recebe escritora



O 1º vice-presidente do Senado, Paulo Paim, recebeu a visita, na manhã desta terça-feira (24), no gabinete da Presidência do Senado, da escritora Renata Villas Boas, autora do livro Ações Afirmativas e o Princípio da Igualdade . A obra, cujo exemplar foi presenteado ao senador, é resultado de um estudo sobre o chamado sistema de cotas - que reserva percentual de vagas em universidades e órgãos públicos para afro-descendentes.

A autora também informou que este é o terceiro livro no Brasil sobre o assunto e que, além das ações afirmativas, o livro aborda, com profundidade, a questão do preconceito disfarçado contra os negros que, segundo ela, existe no país e não é assumido.

O senador Paim elogiou a iniciativa de Renata Villas Boas, afirmando que o livro vem ao encontro de outras manifestações que estão sendo trabalhadas, no âmbito dos poderes instituídos, sobre ações afirmativas. Ele citou projeto de sua autoria que cria o Estatuto da Igualdade Racial, que está na Câmara e deverá começar a tramitar no Senado já neste mês.

Paim explicou que o projeto agrupa todas as propostas que visam a implantação de ações afirmativas em favor dos afro-descendentes em tramitação na Câmara, e ainda o projeto do senador José Sarney que institui a política de cotas no Brasil. A expectativa de Paulo Paim é que a matéria seja aprovada e sancionada antes do dia 20 de novembro deste ano - que é a data histórica de homenagem a Zumbi dos Palmares.

O vice-presidente comunicou também que a Suprema Corte dos Estados Unidos da América (EUA) aprovou, na semana passada, a constitucionalidade da política de cotas. Ele disse que aguarda decisão similar do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, que está decidindo sobre o caráter constitucional da aplicação da política de cotas no vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

- Este livro, a decisão dos EUA, o estatuto e a decisão do Supremo vão contribuir de fato para uma política de igualdade e de destruição dos preconceitos que ainda existem no Brasil - avaliou o senador.



24/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim recebe João Paulo Cunha

Paulo Paim recebe delegação da Coréia do Norte

Paulo Paim recebe diretor do Diálogo Interamericano

Paulo Paim recebe embaixadores da Guiana e África do Sul

Paulo Paim recebe dossiê sobre a situação dos negros no Brasil

Escritora denuncia discriminação de tribos do MS