Paulo Pimenta convoca reunião extraordinária
"Chegamos ao limite do tolerável, não é mais possível aceitar que o Legislativo mantenha o impasse na tramitação do Orçamento Estadual 2001 sem que a sociedade conheça as razões desta situação". A declaração é do deputado petista Paulo Pimenta, presidente da Comissão de Finanças da Assembléia Legislativa, durante coletiva à imprensa nesta tarde (08/11). Ele está convocando reunião extraordinária da Comissão para a próxima terça-feira. Vai propor audiências públicas em todo o Rio Grande do Sul.
"Não é mais possível que um tema desta gravidade permaneça circunscrito aos gabinetes parlamentares sem que a população saiba os motivos do impasse, aliás, um caso inédito que compromete a tradição do Parlamento gaúcho", afirmou.
Pimenta anunciou que apresentará um calendário de reuniões nas principais cidades gaúchas, incluindo na pauta, além do impasse na tramitação do orçamento, a proposta do governo de alteração da matriz tributária, que o Executivo está remetendo à Assembléia e que beneficia a maioria dos setores da cadeia produtiva do estado.
Questionado pela imprensa sobre a viabilidade de um roteiro de discussões sobre a peça orçamentária, Paulo Pimenta garantiu que a Assembléia tem todas as condições de promover os debates, lembrando a organização do Fórum Democrático. Pimenta argumentou que em outras oportunidades, o Legislativo mobilizou sua estrutura e recursos para debater com a população.
"É inadimissível que agora, diante deste impasse absurdo, a população fique alheia. Queremos que o Legislativo apresente seu orçamento e explique seus investimentos e que chame o Judiciário para que também apresente à população sua proposta orçamentária", revelou Pimenta. Ele descarta que a Comissão rejeite o debate. "Se isto acontecer, vamos criar condições e mecanismos para mobilizar a sociedade e fazer esta discussão pública", antecipou o parlamentar.
11/08/2000
Artigos Relacionados
Demóstenes convoca para esta tarde reunião extraordinária da CCJ para votar PEC Paralela dos Vereadores
MP dos Portos: Renan convoca sessão extraordinária para as 11h e diz ter esperança em aprovação
MP dos Portos: sem definição na Câmara, Senado convoca sessão extraordinária para esta quarta
Pimenta está otimista quanto a presença dos Coredes na reunião da Comissão de Finanças e Planejamento
Paulo Pimenta organiza audiências com Coredes
CE EXAMINA REQUERIMENTOS DE CONVOCAÇÃO DE PAULO RENATO E PIMENTA DA VEIGA