PAULO SOUTO COMEMORA REVITALIZAÇÃO DA COSTA DO DESCOBRIMENTO



O senador Paulo Souto (PFL-BA) elogiou as medidas do governo para revitalizar a região de Coroa Vermelha, no litoral sul da Bahia, viabilizando a conclusão do Parque Indígena Pataxó. Segundo Souto, a iniciativa é fundamental para permitir o acesso da população ao sítio histórico do descobrimento.
Há aproximadamente sete anos, relatou o senador, o governo da Bahia vem investindo em Porto Seguro e em outros municípios do sul do estado, principalmente na conservação de monumentos históricos das antigas cidades, dos mananciais hídricos e das praias ameaçadas pela favelização e pela poluição.
Ressaltando a importância da comemoração dos 500 anos do descobrimento, Souto informou que, no próximo dia 22 de abril, haverá nos sítios históricos de Porto Seguro e Cabrália uma comemoração denominada "O Dia em que o Brasil nasceu". No dia 23, um desfile intitulado "Brasil 500 anos", com a participação de 3000 figurantes e oito carros alegóricos. No sítio da Coroa Vermelha, no dia 26, haverá missa solene com 500 celebrantes, para encerrar o ciclo de festividades.
Para o senador, essas comemorações representarão uma oportunidade única de exibir as belezas da região da Costa do Descobrimento, chamando a atenção de turistas para suas praias, sítios históricos e reservas ecológicas, e dos empresários para as perspectivas de bons negócios e investimentos. "Porto Seguro já dispõe de aeroporto internacional e, no ano passado, recebeu um milhão de visitantes", exemplificou.
Em apartes, os senadores Ernandes Amorim (PPB-RO), Tião Viana (PT-AC) e Ademir Andrade (PSB-PA) manifestaram preocupação com o recente incidente ocorrido em Coroa Vermelha, em que a Polícia Militar da Bahia destruiu um monumento comemorativo que estava sendo construído pelos Pataxós. "É justo que os índios tenham a oportunidade de comemorar os 500 anos de acordo com sua cultura", observou Ademir.
Paulo Souto respondeu não estar informado dos detalhes do incidente, mas fez questão de enfatizar que as festividades foram organizadas de comum acordo com as comunidades brancas e indígenas que habitam a região, incluindo, evidentemente, os Pataxós.

11/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PAULO SOUTO PEDE MAIS ATENÇÃO ÀS COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO

TV SENADO HOMENAGEIA BRASÍLIA E COMEMORA DESCOBRIMENTO

Secretaria Estadual do Meio Ambiente comemora 500 anos do descobrimento, no Horto Florestal

Hélio Costa defende a revitalização do São Francisco

Revitalização do São Francisco é fundamental para o Nordeste, diz Humberto Costa

PARA O RELATOR PAULO SOUTO, HOUVE IRREGULARRIDADE NO TRT DE SÃO PAULO