Pavan homenageia o Dia do Hoteleiro



O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) aproveitou a passagem do Dia do Hoteleiro (9 de novembro) para homenagear a categoria, que considera parte fundamental do setor de turismo nacional. Segundo o senador, a hotelaria moderna engloba um grande número de atividades e é responsável pela geração de grande quantidade de empregos, diferentemente das indústrias modernas.

- Cumprimento e parabenizo todos os hoteleiros do Brasil, desde os mais humildes, com suas pousadas e acomodações modestas, até aqueles que dispõem de equipamentos modernos e sofisticados. O hoteleiro é o elemento essencial para o desenvolvimento de todo o complexo que compreende as atividades turísticas - declarou o senador.

De acordo com Pavan, além da hospedagem, a hotelaria envolve ainda alimentação, telecomunicações, aluguéis de veículos, móveis, imóveis, energia, marketing, administração e manutenção, entre outros setores, criando grande número de empregos em relação ao capital investido. Segundo ele, as atividades turísticas empregam 4,8 milhões de pessoas, das quais 206 mil especificamente em hotelaria e alojamento.

- O hoteleiro é merecedor de nossa mais legítima homenagem, por seu empreendedorismo, por sua determinação em se manter num ramo de negócio que muitas vezes era considerado pouco rentável e até mesmo secundário na visão de analistas imediatistas - disse Pavan, destacando que já existem carreiras e cursos acadêmicos destinados diretamente à área de turismo.

Mais uma vez, o senador se disse um entusiasta do turismo, por considerá-lo a "indústria sem chaminés", que pode representar grandes ganhos para a economia brasileira. Para ilustrar sua opinião, Pavan registrou que, desde 1999, o país apresenta superávit na chamada Conta Turismo, totalizando o ingresso de cerca de US$ 2,5 bilhões no país daquele ano até 2002.

- O setor tem grande potencial de desenvolvimento por seu grande poder de gerar renda, postos de trabalho, riquezas e contribuir para o desenvolvimento cultural e a paz entre os povos - ressaltou.

Pavan também pediu a inserção nos Anais do Senado da matéria "Rasgando bandeiras", veiculada pelo jornal Correio Braziliense de 13 de outubro passado, que lista as diferenças entre a prática do governo e o discurso do PT na campanha eleitoral.

- A rapidez com que ocorreu essa mudança ratifica o pensamento existente de que o governo, na verdade, não tem convicção alguma em relação às grandes questões que movimentam o país - afirmou Pavan.



16/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Setor hoteleiro homenageia o Ministério do Turismo

Pavan homenageia TV Catarinense

Pavan homenageia cidades catarinenses

Pavan homenageia municípios catarinenses

Pavan homenageia Florianópolis, que faz 280 anos

Caixa amplia investimentos do setor hoteleiro