Pavilhão da agricultura familiar bate recorde de vendas na Expointer
O pavilhão da 13ª Feira da Agricultura Familiar, realizada durante a 34ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), em Esteio (RS), bateu recordes de público e de venda. Foram comercializados até o meio dia de domingo (4), último dia do evento, mais de R$ 1 milhão, superando em mais de 20% o valor comercializado no ano passado.
No sábado (3) mais de 50 mil pessoas visitaram o pavilhão. Ao todo, a estimativa da Secretária de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo é que tenham passado pelo espaço durante os noves dias cerca de 200 mil pessoas.
O casal Jane e Paulo Bettin, de Esteio, visitam a Expointer todos os anos e se dizem “fãs” do Pavilhão da Agricultura Familiar. “É o lugar mais atrativo. Tem produtos bem diversificados, com preços acessíveis e o melhor: tudo bem fresquinho e feito por eles”, comenta Jane, concordando com o marido que afirma que “tem de valorizar o pequeno agricultor”.
A aposentada porto-alegrense, Clarinda Hartmann, é uma frequentadora assídua de feiras da agricultura familiar. Exibindo a sacola retornável da feira realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário na capital gaúcha, em maio do ano passado, ela declara: “Eu vou sempre onde os pequenos agricultores estão, porque sei que eles têm produtos de qualidade, que têm sabor. A gente se criou no campo, hoje sentimos falta desse gostinho”.
O motorista Jorge Nunes veio de Canela para conferir as novidades do Pavilhão da Agricultura Familiar. “A cada ano cresce mais, tem muita diversidade, o estado todo está presente. Temos de prestigiar, porque os produtos vêm direto do produtor, sem atravessador. São todos de origem, com boa qualidade”, destaca.
Intercâmbio
O Pavilhão da Agricultura Familiar também foi ponto de encontro de extensionistas rurais. Além da troca de experiências entre os expositores, técnicos aproveitaram a oportunidade para conhecer as iniciativas gaúchas.
A técnica da Emater de Fortaleza (CE), Ana Maria Guedes, passou cinco dias visitando a Expointer, especialmente os espaços dedicados à agricultura familiar. “É muito gratificante, porque pude conferir uma realidade muito diferente da nossa. É uma tempestade de ideias que vão contribuir com o nosso trabalho lá no Ceará”.
O Pavilhão da Agricultura Familiar nesta edição da Expointer contou com 208 empreendimentos distribuídos em 167 estandes e 13 cozinhas, em um ambiente de 3,5 mil metros quadrados.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
05/09/2011 10:50
Artigos Relacionados
Produtos da agricultura familiar registram aumento de 12% nas vendas em exposição no RS
Agricultura familiar aumenta em 32% vendas para produção de biodiesel em 2011
Vendas da agricultura familiar para escolas no RS ficam isentas de imposto
Governo quer ampliar vendas da agricultura familiar para supermercados em 2012
Agricultura: São Paulo bate recorde no índice de vacinação contra febre aftosa
Comissão de Agricultura realizará debate na Expointer