PEC de Mesquita Júnior sugere que postulantes à reeleição no Executivo se afastem de seus cargos até seis meses antes das eleições



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) anunciou em Plenário, nesta segunda-feira (12), a apresentação de proposta de emenda à Constituição (PEC) que sugere que postulantes à reeleição de cargos no Executivo (presidente da República, governadores e prefeitos) se afastem de seus cargos até seis meses antes das eleições.

Segundo o senador, o objetivo da proposta, que viria trazer uma "contribuição ao debate sobre a reforma política", seria conferir mais condições de igualdade e justiça ao processo eleitoral.

- Isso vai permitir que tenhamos eleições mais igualitárias, com resultados que não sejam tão maculados pelo poder econômico. A permanência do titular no cargo, concorrendo à reeleição, não é essencial e tem sido determinante, porque estabelece uma condição de absoluta desigualdade - disse ele.

Mesquita Júnior disse que preferiu não tratar da questão sob a ótica da extinção do instituto da reeleição, porque acredita que a população deve ter mais algum tempo para avaliar a conveniência de sua permanência na estrutura da legislação eleitoral brasileira.

12/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Prefeitos e governadores poderão ser obrigados a se afastar dos cargos seis meses antes das eleições

CCJ vota fim da reeleição para cargos do Executivo

Mesquita Júnior anuncia candidatura à reeleição

Aprovado projeto que acaba com reeleição para cargos do Executivo

Osmar Dias defende o fim da reeleição para cargos do Executivo

Mesquita Júnior propõe desincompatibilização para candidatos à reeleição