Peça de Nelson Rodrigues é adaptada para teatro de animação
Pela primeira vez uma peça de Nelson Rodrigues é adaptada para o teatro de animação. A peça “Valsa nº 6” chega a Salvador, após sucesso no Rio de Janeiro. A montagem, com patrocínio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, utiliza recursos da linguagem de animação para valorizar a poética do texto. Encenada pela Companhia Teatro Portátil, o espetáculo acontece nos dias 21 e 22 de março, no Teatro Sesc-Senai, no Pelourinho.
O monólogo, escrito em 1951, apresenta uma menina assassinada aos 15 anos que tenta se lembrar do que aconteceu. As imagens chegam aos pedaços e ela vai reconstituindo o passado, ainda recente, até descobrir que está morta.
A ideia de adaptar o texto de Nelson Rodrigues para o teatro de animação partiu de Flávia Reis. A atriz destaca que a temática da peça foi primordial para a escolha. “A peça questiona nossa existência. Colocar uma boneca - um objeto inanimado - em cena, cheio de vida, indagando ao espectador sobre o que é estar vivo, representa para mim uma metáfora dessa questão”.
No palco, além da boneca, estão as memórias de Sônia, projetadas em filmes de animação. A proposta é trabalhar com diferentes dimensões narrativas e metafóricas, reais e fictícias, presentes na peça. “É uma experiência estética muito especial”, define Flávia.
A boneca foi confeccionada pelo bonequeiro Raimundo Bento, do Giramundo, de Belo Horizonte, inspirada na estética do filme “A Noiva Cadáver” de Tim Burton. Beatriz Carvalho e Diogo Nil Cavalcanti, dupla radicada no Canadá, assinam os filmes de animação que projetam as imagens das lembranças de Sônia.
Sobre o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PPDC)
O PPDC é a maior seleção pública para circulação de peças teatrais do País. Desde 2009, a BR já viabilizou a circulação de mais de 100 espetáculos teatrais, com mais de 850 apresentações em todos os estados, atingindo público superior a 300 mil pessoas. Com investimentos de R$ 15 milhões para o biênio 2013/2014, o programa teve um aumento de 30% no número de inscrições, somando 420 projetos, com destaque para o Nordeste, onde o número de inscritos cresceu 70%. O objetivo do PPDC é contemplar projetos teatrais não inéditos, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. Assim como nas outras edições, o programa conta com a parceria com Ministério da Cultura (MinC).
Fonte:
Agência Petrobras
20/03/2014 15:43
Artigos Relacionados
Teatro: Secretaria da Cultura apresenta peça de Nelson Rodrigues na Casa das Rosas
Teatro: Obras de Nelson Rodrigues serão encenadas no Teatro Sérgio Cardoso
Teatro: Obras de Nelson Rodrigues são encenadas no Teatro Sérgio Cardoso
SP Escola de Teatro homenageia Nelson Rodrigues
SP Escola de Teatro apresenta mostra em homenagem a Nelson Rodrigues
Secretaria da Cultura apresenta peças de Nelson Rodrigues no Teatro Sérgio Cardoso