Pedido depoimento de Schirmer na Subcomissão da Aftosa sobre doença em 97
A divulgação de notícias sobre a ocorrência de focos de aftosa no Rio Grande do Sul em 1997 foi debatida na tribuna e motivou o líder da bancada do PT na Assembléia, deputado Elvino Bohn Gass, a pedir o depoimento do ex-secretário estadual de Agricultura, César Schirmer, na Subcomissão da Aftosa.
O parlamentar petista quer esclarecimentos do atual deputado federal peemedebista para uma entrevista em jornal paulista onde diz que nunca ouviu falar na presença do vírus em 1997. Elvino Bohn Gass citou ainda uma reportagem publicada por Zero Hora com a veterinária Marilisa Costa Petry, responsável pelo serviço de aftosa da Secretaria na gestão de Schirmer, afirmando que as informações sobre o foco estavam disponíveis para quem tivesse interesse.
Para ele, "ou o secretário não considerava importante a presença de um foco de aftosa no Estado, ou preferiu o caminho do silêncio. Qualquer dos casos, no entanto, requer informações mais precisas devido a gravidade do tema".
Por sua vez, o relator da Subcomissão Mista da Aftosa, deputado Frederico Antunes (PPB), garantiu que levará a solicitação petista à apreciação dos demais integrantes e adiantou que a Subcomissão vai analisar a possibilidade de ouvir o ex-secretário César Schirmer. Referindo-se à polêmica criada com a notícia de que os focos da doença teriam sido omitidos pelo governo Britto, o deputado pepebista entende que "as questões políticas não acrescentam em nada para o trabalho de prevenção da aftosa no Rio Grande do Sul".
Frederico Antunes entende que a questão foi resolvida na época e a Organização Internacional de Epizootias (OIE) foi notificada sobre a situação concedendo o certificado de zona livre da aftosa no Estado.
11/01/2000
Artigos Relacionados
Bohn Gass quer depoimento de Schirmer na Subcomissão da Aftosa
Subcomissão mista da aftosa prioriza indenizações aos atingidos pela doença
Pedido para dispensa de depoimento de Andressa Mendonça à CPI é negado
Pedido para adiar depoimento de Andressa Mendonça é indeferido
Nova reunião da Subcomissão da Aftosa
Garibaldi considera lamentável pedido de José Aparecido Pires para ficar calado em depoimento na CPI