Pedidos de falência sobem, mas continuam abaixo do ano passado



Pelo segundo mês consecutivo, as solicitações de falência aumentaram. Em fevereiro, foram 134 processos ante 131, em janeiro, e 124, em dezembro último. A maioria dos pedidos (94) refere-se às micro e pequenas empresas, 34 são de médias e seis de grande porte.

O levantamento feito pela empresa de consultoria Serasa Experian mostra, no entanto, uma queda no movimento em comparação a igual período do ano passado, quando foram requeridas 157 falências.

A Justiça acatou 64 pedidos dos quais 60 são casos de insolvência de micro e pequenas empresas; duas de média e duas de grandes empresas. O total foi bem maior do que o de janeiro (41) e superou o registrado em fevereiro de 2010 (53).

Também cresceu o movimento de pedidos para as recuperações judiciais com 32 processos ante 23 em janeiro. Do total do mês de fevereiro, 23 são de micro e pequenas empresas; sete referem-se às médias e o restante (duas) são de grandes empresas.

No caso das recuperações judiciais concedidas, houve uma queda passando de 20, em janeiro, para 14, em fevereiro. Em fevereiro de 2010, o número de concessões chegou a 19.

Os economistas da Serasa atribuem o resultado ao encarecimento do crédito e à consequente redução da atividade econômica. “As micro e pequenas empresas são mais sensíveis à elevação dos custos financeiros”, avaliam.

 

Fonte:
Agência Brasil



10/03/2011 16:13


Artigos Relacionados


Pedidos de falência continuam em queda no acumulado do ano

Pedidos de falência crescem 21,3% em outubro

Pedidos de falência do País têm redução em novembro

Número de pedidos de falência recua em abril, diz Serasa

Pedidos de falência caem 25,75% em janeiro, revela Serasa Experian

Pedidos de falência de empresas cresceram no primeiro trimestre deste ano