PEDRO PIVA É ELEITO PRESIDENTE DA CAE



Por unanimidade, o senador Pedro Piva (PSDB-SP) foi eleito hoje (dia 19) para ocupar a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em substituição ao senador licenciado José Serra (PSDB-SP), que assumiu o Ministério da Saúde. O senador Fernando Bezerra (PMDB-RN), vice-presidente da comissão, conduziu a votação secreta e passou o cargo a Piva, que prontamente assumiu os trabalhos da CAE.

No seu discurso de posse, Piva, que como suplente assumiu a vaga de Serra no Senado, agradeceu a indicação de seu nome, feita pelo líder do seu partido, senador Sérgio Machado (CE). Piva ressaltou também que os demais líderes partidários no Senado contribuíram para conduzi-lo à presidência da comissão. "Agradeço ainda ao senador Jefferson Péres (PSDB-AM), que abriu mão de sua candidatura para que o partido estivesse unido na votação", afirmou.

O novo presidente da CAE se disse honrado em suceder dois conhecedores profundos da economia brasileira: José Serra e Fernando Bezerra, também presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). "Sou testemunha do esforço de Bezerra, como dirigente maior da indústria brasileira em prol do desenvolvimento, neste momento difícil da globalização", completou Piva. "O senador Piva tem longa vivência como empresário e sabe lidar com questões econômicas", observou Bezerra.

Já na primeira reunião sob a presidência de Piva, a CAE limpou a pauta de votações e ainda apreciou pauta extra com cinco itens. Piva reiterou que as reuniões acontecerão sempre às terças-feiras, às 10h. Por solicitação do senador José Fogaça (PMDB-RS), Piva comprometeu-se em prestigiar os trabalhos da subcomissão que trata da lei complementar do sistema financeiro nacional, composta durante a gestão do senador Gilberto Miranda (PFL-AM) à frente da CAE.

A eleição de Piva corrige a proporcionalidade partidária na divisão das presidências das comissões permanentes. O Regimento Interno, no seu artigo 60, assegura a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares com atuação no Senado.

O Regimento também determina a eleição de um presidente nas comissões permanentes se faltarem mais de 60 dias para o término do mandato. Dessa forma, Piva permanece na presidência da CAE até a eleição do novo presidente, no início da próxima legislatura.



19/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI da Petrobras é instalada e João Pedro é eleito presidente

Pedro Piva se despede do Senado

PEDRO PIVA DEBATE REFORMA TRIBUTÁRIA

IRIS E PEDRO PIVA VOLTAM AO SENADO

Pedro Piva: 'Ele era o referencial de dignidade, de autoridade, de honestidade.'

PEDRO PIVA PEDE URGÊNCIA NA REFORMA TRIBUTÁRIA