Pedro Simon destaca contribuição dos gaúchos para o agronegócio brasileiro



O senador Pedro Simon (PMDB-RS), em discurso em Plenário, nesta segunda-feira (17), fez uma análise histórica da contribuição que migrantes sul rio-grandenses - durantesua movimentação, já secular, pelas novas fronteiras agrícolas do país - deram para a conquista de elevados superávits na balança comercial de produtos agrícolas.

Simon chamou a atenção para o forte aumento da produção de grãos, como milho, sojaou trigo, ocorrido nos diversos estados nos quais os gaúchos se instalaram, desde o início do século passado, começando com a fundação de cidades no oeste catarinense, passando, na década de 40, pela colonização do oeste do Paraná,até a ocupação, a partir dos anos 70, do Mato Grosso do Sul e parte das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

- Já no final da década de 70, muitos dos descendentes dos que haviam chegado ao oeste do Paraná tiveram que emigrar para as novas fronteiras agrícolas em busca de melhores oportunidades. Mato Grosso do Sul e Rondônia serão os principais destinos -lembrou.

Referindo-se ao estabelecimento dos agricultores gaúchos na área de Barreiras, na Bahia, Simon destacou "o extraordinário surto de desenvolvimento registrado nas duas últimas décadas na região", que responde por 60% da produção de grãos do estado e tem uma das maiores rendas per capita do interior do Nordeste.

Em apartes, os senadores Mão Santa (PMDB-PI) e Eduardo Suplicy (PT-SP) parabenizaram Simon pelo pronunciamento. Mão Santa deu seu testemunho da influência benéfica dos migrantes gaúchos paraa economia e cultura de cidades no sul do Piauí, como Bom Retiro.



17/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


PEDRO SIMON SOLICITA MEDIDAS DE PROTEÇÃO A PRODUTORES GAÚCHOS

Pedro Simon pede revisão na taxação do vinho brasileiro

Pedro Simon destaca eventos para a juventude realizados pelas igrejas durante o carnaval

Pedro Simon destaca sucesso do Plano Real

Pedro Simon destaca ações contra corrupção

Pedro Simon destaca os oito anos de funcionamento da TV Senado