Pedro Simon volta a cobrar convocação de Pagot e Cavendish à CPI



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez um apelo nesta segunda-feira (2) aos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista que investiga as relações do empresário Carlos Cachoeira com agentes públicos e privados. Em pronunciamento em Plenário, o senador pediu aos parlamentares que compõem à CPI que aprovem na reunião desta terça-feira (3) a convocação de Luiz Antônio Pagot, ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O senador lamentou que na semana passada o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), e os demais integrantes da comissão tenham passado uma tarde inteira discutindo a reforma do apartamento vendido pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), durante depoimento do arquiteto Alexandre Milhomem, mas não tenham ainda decidido sobre a convocação de Pagot.

Segundo Simon, o ex-diretor do Dnit já se ofereceu para falar sobre suposta ajuda financeira dada por empresas a partidos políticos. Pagot deve ser ouvido pela Assembleia Legislativa de Goiás, que ficou de aprovar esta semana sua convocação.

– A essa altura, não resta à CPI outro caminho senão amanhã fazer a convocação – cobrou Simon, alertando que a não-convocação pode se tornar uma “mancha irreversível” na história política do relator Odair Cunha.

Outro alerta feito pelo senador foi quanto à imagem do Senado caso Pagot acabe ouvido no Congresso em convocação paralela, proposta por parlamentares de oposição. Para ele, a Casa não terá como explicar porque o ex-diretor falará em outra instância que não a criada especificamente para investigar o esquema de Cachoeira. Simon também cobrou a aprovação da convocação, na reunião da CPI desta terça, do ex-presidente da Construtora Delta, Fernando Cavendish.

– Há momentos em que devemos agir e avançar custe o que custar. Vivemos esse momento aqui nesta casa – afirmou, lamentando ter de fazer seus apelos da tribuna do Plenário, já que não integra a CPI.

Eleição em São Paulo

Pedro Simon criticou ainda notícia de que a aliança do PT com o PP para a disputa da eleição municipal de São Paulo teria incluído uma oferta de cargo no governo federal.

– Não me parece que essa seja a forma de governar. Essa é a forma do troca-troca. Essa é a forma que submete o Governo aos interesses, ou deste partido ou daquele cidadão.



02/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon cobra convocação de Pagot e Cavendish pela CPI

Pedron Simon: ‘Adiamento de convocação de Pagot e Cavendish é um dos piores momentos do PT’

Pedro Simon pede convocação de Pagot à CPI do Cachoeira

Alvaro Dias defende convocação de Pagot e Cavendish

CPI quebra sigilo de Perillo e Agnelo e nega convocação de Pagot e Cavendish

Simon insiste na convocação de Luiz Antonio Pagot