Pela terceira vez no ano, Estados Unidos enviam assessor ao Brasil
Os governos do Brasil e dos Estados Unidos vão ampliar os acordos bilaterais para projetos de apoio às mulheres nos dois países. A embaixadora para Assuntos Globais da Mulher norte-americana [o equivalente à Secretaria de Políticas para as Mulheres], Melanne Verveer, está no Brasil até sábado (19) para fechar essas parcerias. As informações são da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
A visita de Melanne Verneer ao Brasil ocorre depois de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ter enviado dois emissários ao País. Nos últimos dias, estiveram com autoridades brasileiras o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, e o secretário de Estado adjunto para Assuntos Econômicos, Energéticos e Comerciais, Jose W. Fernandez, que passaram por Brasília e São Paulo.
Obama virá ao Brasil nos dias 19 e 20 de março. A programação da viagem oficial inclui a assinatura de pelo menos dez acordos bilaterais entre os Estados Unidos e o Brasil. Na relação de temas, a maioria envolve questões econômicas, comerciais e sociais.
Em Brasília, a embaixadora Melanne Verveer se reúne com autoridades para avançar nos acordos, estabelecer prioridades para atividades que serão incluídas no Memorando de Entendimento, que servirá de base para projetos futuros. Nesta quinta-feira (17), ela se reúne com a ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). As duas gestoras tratarão de políticas públicas para as mulheres com destaque para justiça e ciência e tecnologia.
Ela visitará a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher - modelo de unidade especializada no combate à violência contra pessoas do sexo feminino. Também há reuniões com empresários e integrantes da sociedade civil para compartilhar estratégias. Em Recife, a embaixadora tem conversas marcadas com autoridades locais e organizações não governamentais.
No ano passado, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e o ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, assinaram o Memorando de Entendimento Brasil-Estados Unidos para o Avanço da Condição da Mulher. O objetivo é buscar o fortalecimento da cooperação bilateral.
Fonte:
Agência Brasil
Secretaria de Políticas para as Mulheres
17/02/2011 16:01
Artigos Relacionados
Agenda do etanol não pode ser criada com base nos Estados Unidos, diz assessor da Contag
Exposição realizada pela Fapesp é destaque nos Estados Unidos
Valadares manifesta apoio ao governo pela imposição de retaliações comerciais aos Estados Unidos
Agentes dos Estados Unidos são apresentados ao Brasil
Brasil e Estados Unidos aumentam intercâmbio na educação
TV Brasil será lançada nos Estados Unidos no próximo dia 15