Perillo participa de evento internacional sobre biocombustíveis
O 1º vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB/GO), discursou, nesta segunda-feira (1º), no Ethanol Summit 2009, considerado um dos maiores encontros sobre biocombustíveis do mundo. Realizado em São Paulo, o encontro terá, até quarta-feira (3), 150 palestrantes de todos os continentes, destacando-se entre eles o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e o governador de São Paulo, José Serra.
Perillo informou que, juntos, Brasil e Estados Unidos detêm 75% da produção mundial, que cresceu a uma taxa anual de 10,5% entre 2000 e 2006. A produção de 2008 bateu nos 79 bilhões de litros anuais, representando um crescimento de 23,6% em relação a 2007. Para 2009, mesmo com a crise econômica mundial, a produção deve crescer 14%.
O senador observou que a produção de cana-de-açúcar, para o etanol, e de oleaginosas, para o biodiesel, ocupa 6,6 milhões de hectares, menos de 2% dos 350 milhões de hectares de terras disponíveis no Brasil. Mostrou que a expansão potencial do setor, estimada em 99,8 milhões de hectares, contempla a preservação integral da Amazônia, do Pantanal e da Mata Atlântica.
O senador chamou a atenção para a importância de seu estado e da região Centro-Oeste na produção de biocombustíveis, mas salientou que o país necessita de uma política para o setor, "com diretrizes claras e bem definidas, sobretudo se o desejo for impulsionar a economia do país e deslanchar um círculo virtuoso de eliminação da miséria e da pobreza".
01/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil participa de encontro internacional sobre biocombustíveis
Evento: Metrô participa do 3º fórum de negócios da união internacional de transporte público
Metrô participa de evento sobre publicidade em SP
Metrô participa de evento sobre publicidade em SP
Especialistas participam de evento internacional sobre pirataria
País sedia evento internacional sobre fumicultura