Pernambuco celebra patrimônio cultural



Em Pernambuco, as comemorações do Dia do Patrimônio Cultural, celebrado oficialmente em 17 de agosto, acontecerão entre os dias dias 12 e 18 de agosto, durante a VI Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Uma extensa agenda de atividades está organizada com uma programação repleta de exposições, mesas redondas, seminários, encontros, música e dança, visitações a museus e prédios históricos.

O evento é promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Prefeitura do Recife e a Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal. Uma das atrações será o Seminário Patrimônio Cultural e Políticas Públicas: (des)envolvimento e desafios.

A iniciativa, que reúne especialistas de todo o País, tem como objetivo promover a reflexão sobre as políticas de preservação cultural do Estado. Entre os temas debatidos estão as políticas públicas e o acesso às fontes de cultura; novas tecnologias e gestão; atividades de educação patrimonial; novas urbes; paisagem cultural e patrimônios étnicos em Pernambuco.

Patrimônio e Educação

No dia 12 de agosto, às 14h, o IPHAN promove uma mesa-redonda na Casa do Patrimônio, em Recife, com especialistas e representantes dos governos federal, estadual e municipal para discutir o tema. Às 16h será lançado o Livro Patrimônio Cultural e Transdisciplinaridade. O público também poderá visitar a exposição Acessibilidade e Educação Patrimonial nos Patrimônios de Pernambuco, resultado do trabalho de alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Nos dias 13 e 14 acontece oficina com crianças de escolas de Iguarassu, quando aprenderão a confeccionar bonecos com material reciclável. No dia 15, no escritório técnico do IPHAN no município terá apresentação de teatros de bonecos feitos pelas crianças, além da participação de mestres bonequeiros. O projeto quando implementado terá como fim divulgar a arte do teatro de bonecos, por meio de apresentações mensais para as crianças e público em geral, exposições e documentários sobre o saber dos mestres bonequeiros de Igarassu e de Pernambuco. Já no dia 16, o IPHAN lançará a Cartilha Preservar Olinda no escritório técnico local.

Fonte:
IPHAN




30/08/2013 11:21


Artigos Relacionados


Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi no Maranhão é o mais novo Patrimônio Cultural do Brasil

Patrimônio Cultural

Dicionário do Patrimônio Cultural recebe contribuições

Brasil tem novos conselheiros do Patrimônio Cultural

Iniciativas que preservam patrimônio cultural são premiadas

Patrimônio Cultural Imaterial recebe investimento de R$ 800 mil