Pernambuco vai ganhar nova granja totalmente automatizada



A marca Da Codorna, maior produtora de ovos de codorna de Pernambuco, irá implantar um novo empreendimento do ramo de avicultura no estado, que vai utilizar um alto nível tecnológico de produção.

A unidade agroindustrial será implantada na Fazenda São José, município de Igarassu (PE) e vai ter, em sua primeira etapa, quatro galpões avícolas automatizados com capacidade de alojamento para 300 mil galinhas poedeiras.

A expectativa é de que o empreendimento comece a funcionar até março de 2014, com a geração de 50 empregos diretos apenas no primeiro ano.

Os empresários investiram aproximadamente R$ 10 milhões, sendo 85% financiados pelo Banco do Nordeste, por meio dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE Rural).

Esse valor será utilizado para a construção civil, compra de maquinário e equipamentos nacionais, veículos, estudos e projetos e lotes de aves de postura comercial.

De acordo com o gerente do BNB José Alves de Lima, o grande diferencial do projeto será a implantação de um Centro de Processamento de Ovos (CPO), responsável pela embalagem automatizada dos produtos, visando o mínimo de contato humano no processo.

“A implantação do CPO é de extrema importância, pois é nele que acontece o processo de limpeza do produto, classificação por peso e embalagem. Esse processo automatizado oferece uma maior segurança alimentar para os nossos clientes”, garantiu o empresário Jungi Iwata.

Segundo Iwata, serão produzidos 97,2 milhões de ovos de galinha e 21,3 milhões de ovos de codorna, o que representa quase 10% de toda a produção do Estado. Os produtos deverão atender a demanda de grandes redes de supermercados nacionais e internacionais.

“É importante destacar as estratégias dos empresários de adquirir equipamentos para lavagem e purificação dos ovos, elevando o prazo de validade dos produtos, e a redução de custos do frete, se comparado com os concorrentes de outros estados, considerando que o grupo já possui frota própria e boa logística de distribuição”, declarou José Barbosa de Carvalho, gerente de negócios do BNB.

Além da operação da nova agroindústria, o grupo vai manter em funcionamento a granja de ovos de galinha e a fábrica de ração, localizadas em Goiânia, bem como a granja de ovos de codorna, que fica em Jaboatão dos Guararapes, e a empresa que comercializa os produtos (Ovos Tamago), em Olinda.

Segundo pesquisa feita pelo IBGE, a produção brasileira de ovos de galinha em 2012 teve aumento de 4,8% em relação ao ano anterior, com Pernambuco dominando o ranking de produtores do Nordeste.

A pesquisa também mostra que esse foi o único rebanho que não registrou perda no estado, em virtude da estiagem, tendo apresentado um crescimento de 8,1% na produção de ovos de galinha no mesmo período.

Fonte:
Banco do Nordeste



29/11/2013 17:49


Artigos Relacionados


Pernambuco e Santa Catarina vão ganhar nova Unidade de Pronto Atendimento

Agricultura: Pesquisadora iniciará pesquisas na nova granja experimental

Agricultura: Pesquisadora iniciará pesquisas na nova granja experimental

Após 10 meses de reformas, Granja Comary está de cara nova

Etec de Nova Odessa vai ganhar nova infraestrutura

Alto do Paranapanema vai ganhar nova Estação de Tratamento de Esgoto