Pesquisa da CNI aponta aumento da confiança do consumidor brasileiro em maio



A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta quinta-feira (31) o resultado de uma pesquisa onde foi constatado que a confiança do consumidor brasileiro melhorou na passagem de abril para maio, ao crescer 1,4%. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) passou de 113 para 114,6 no período. O resultado também é melhor do que o registrado em maio de 2011, quando o indicador ficou em 112,1. O aumento da expectativa em maio também ocorre, após seis meses de estabilidade.

Entidades consideram diminuição da taxa de juros importante para a economia

A melhoria do Inec este mês, segundo a CNI, deve-se ao crescimento acima da média de dois fatores: expectativas de inflação e de desemprego. Na pesquisa, os entrevistados mostraram que estão mais otimistas com a redução da inflação nos próximos meses. O indicador referente a esse ponto subiu 7% de abril para maio, ao passar de 106,7 para 114,2. Para a CNI, quanto maior o número, melhor a expectativa. Sobre o desemprego, a expectativa é que a situação melhore com o indicador. Nesse caso, o índice teve alta de 5,1% na mesma comparação (aumentou de 128,7 para 135,2).

Outros fatores que ajudaram a melhorar o Inec são a expectativa da renda pessoal e da situação financeira dos consumidores. O indicador de renda pessoal aumentou 1,1% em maio ante abril e o de situação financeira, 1,4%. Os índices passaram de 112,1 para 113,3 e de 112,8 para 114,4, respectivamente.

Por outro lado, o endividamento dos entrevistados piorou em maio. Na pesquisa da CNI, o indicador apresentou queda de 1,3%, passando de 106,5 para 105. O indicador para intenção de comprar bens de maior valor também caiu 1,3% em maio em relação a abril. Isso mostra, informou a CNI, que o consumidor diminuiu o ímpeto de novas compras de bens de maior valor.

A pesquisa foi feita com 2.002 pessoas, de 16 anos ou mais, entre os dias 17 e 21 deste mês.


Fonte:
Agência Brasil



31/05/2012 17:20


Artigos Relacionados


Pesquisa da CNI indica aumento no otimismo do consumidor brasileiro em maio

Confiança do consumidor diminui em maio, mostra FGV

Confiança do consumidor atinge em abril menor nível desde maio de 2010

Cresce confiança do consumidor brasileiro, diz CNI

Confiança do consumidor brasileiro cresce 1,9% em junho

Confiança do consumidor brasileiro é a que mais cresce entre 56 países pesquisados