Pesquisa da Embrapa avalia milho verde ideal para o Amazonas
Uma pesquisa conduzida pela Embrapa Amazônia Ocidental, de Manaus (AM), avaliou oito tipos diferentes de milho verde. O estudo, que está em fase de degustação, pretende indicar a espécie ideal para o Amazonas. A previsão é de que as sementes estejam disponíveis para os produtores rurais dentro de dois anos.
De acordo com o pesquisador José Ricardo Pupo Gonçalves, o objetivo da pesquisa é encontrar materiais produtivos que alcancem a preferência do consumidor, aumentando assim a oferta de milho verde. Segundo o pesquisador, enquanto o milho colhido para grãos garante uma rentabilidade de aproximadamente R$ 700 por hectare, o rendimento do milho verde chega a R$ 10.000.
Na pesquisa, estão sendo avaliados oito materiais genéticos de milho, sendo dois híbridos e seis variedades com excelência de mercado para milho verde. O produto híbrido é resultante do cruzamento entre duas espécies diferentes, em geral estéreis, que geralmente produzem descendentes férteis, mas quando reproduzidas podem apresentar características diversas. Já para as variedades, a produção de sementes pode ser feita pelo próprio produtor sem sofrer mudanças.
Com a avaliação, espera-se descobrir qual é a época mais acertada para a colheita e qual milho tem o melhor sabor, textura e maciez para ser consumido verde. Com essas informações, o produtor poderá escalonar a sua plantação, ter milho verde por um período mais prolongado e garantia de mercado.
Atualmente, os experimentos estão sendo feitos no campo para saber o tamanho da planta, quantidade de espigas produzidas, quantidade de grãos e tempo de maturação.
Fonte:
Embrapa
28/07/2010 01:54
Artigos Relacionados
Embrapa cria núcleo de apoio à pesquisa no Baixo Amazonas
Embrapa apresenta nove variedades de milho para safra 2010/2011
Bolsa Verde é um estímulo para preservação ambiental, avalia líder extrativista
Venda de mortadela e milho verde é proibida em todo o Estado
Embrapa desenvolve milho mais resistente ao Semiárido nordestino
MAURO MIRANDA ELOGIA AÇÃO DA EMBRAPA NO PLANTIO DE MILHO