Pesquisa do Ipea com agentes internacionais mostra preocupação com inflação e câmbio



Pesquisa feita com agentes internacionais indica preocupação com o aumento da inflação e a perda de competitividade gerada pela desvalorização do dólar ante o real. Os dados fazem parte da terceira edição do Monitor de Percepção Internacional do Brasil (MPI-Br) divulgado nesta segunda-feira (21) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O estudo mostra piora nas expectativas inflacionárias para os próximos 12 meses. Do total de entrevistados, 52% esperam inflação próxima a 5,5%, valor acima do centro da meta determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que prevê 4,5%. “Sai do campo positivo para o campo negativo, significa que hoje a média é negativa e com tendência de aumento da inflação”, explicou o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, André Pineli.

As projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) são piores do que na edição anterior. Para 83%, o crescimento do PIB será entre 3,6% e 6%. Em outubro do ano passado, nenhum entrevistado disse acreditar em índice acima de 6%. Segundo Pineli, os dados estão adequados à “realidade atual da economia, que prevê desaceleração de crescimento”.

Nesta edição, a pesquisa contou com uma pergunta suplementar, relacionada à taxa de câmbio e às contas externas do País. Sobre a tendência de valorização do real, 38% consideram que o governo tem demorado a intervir para reverter a situação. 

Quando indagados se o déficit das contas externas será sustentável, 31% responderam que acreditam que sim e que não interfere no crescimento econômico do País enquanto 45% acham que o saldo negativo coloca em risco o crescimento devido ao aumento da dependência da entrada de capitais externos.

A pesquisa foi feita entre os dias 7 e 27 de fevereiro. Participaram agentes internacionais com atuação no Brasil, como membros de embaixadas, consulados, câmaras de Comércio, empresas de controle estrangeiro e organizações internacionais. A próxima edição do MPI-Br será divulgada em maio.


Fonte:
Agência Brasil



21/03/2011 19:28


Artigos Relacionados


Pesquisa do Ipea mostra que 71% dos municípios não têm instituições para idosos

Pesquisa do Ipea mostra que investimento público aumenta em ano eleitoral

Pesquisa do Ipea mostra redução do número de famílias endividadas

Pesquisa do Ipea mostra que salário real do brasileiro irá aumentar

Pesquisa do Ipea mostra que trabalhadores pobres são os mais afetados por desemprego

Pesquisa do Ipea mostra percepção sobre mobilidade urbana brasileira