Pesquisa do Metrô mostra boa aceitação do Embarque Preferencial
Consulta revela que 63% dos passageiros não-preferenciais aprovam o serviço; usuários preferenciais também estão satisfeitos
O Embarque Preferencial, instituído pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) em novembro de 2007, teve aprovação confirmada por grande parte dos usuários preferenciais e não-preferenciais, segundo dados de pesquisa realizada pelo Metrô.
Foram entrevistados, por meio de sorteio e de forma aleatória, 306 usuários preferenciais e 321 passageiros não-preferenciais, durante os primeiros dias de adoção do serviço. As entrevistas ocorreram nos horários de pico e nas estações Palmeiras/Barra Funda, Corinthians/Itaquera, Sé, Paraíso e Luz.
Universo de 63% dos passageiros não-preferenciais considerou a medida correta. Já para a maioria dos preferenciais, o embarque melhorou muito, tornou-se mais seguro e confortável (48% dos beneficiados pelo serviço aprovaram a estratégia).
Respeito
As observações, feitas nos horários do serviço, revelaram que os usuários comuns, que embarcavam no vagão destinado aos preferenciais, não ultrapassavam a metade do carro. Tal fato demonstrou que o respeito à medida foi espontâneo. Além disso, os bancos preferenciais ficaram livres e os usuários beneficiados ocuparam grande parte desses assentos.
Em relação à qualidade do serviço, o público em geral percebeu melhoria aos beneficiados (73%) e no grupo dos usuários preferenciais, 48% consideram-se igualmente beneficiados.
Sobre a sinalização no piso, que prevaleceu sobre os demais meios utilizados, 34% dos entrevistados ficaram sabendo do Embarque Preferencial por meio dessa indicação. Os folhetos receberam 17% das citações e as placas, na plataforma, foram a opção de resposta para 12% dos entrevistados.
Os questionários utilizados continham perguntas abertas e fechadas, aplicadas ao público-alvo de investigação. As margens de erro foram de 5,4% e 5,6%, para mais ou para menos, sendo o índice de confiança da pesquisa de 95,5%, respectivamente, para os públicos não-preferencial e preferencial.
Como usar o serviço
Idosos, gestantes, pessoas com crianças, usuários com deficiência ou mobilidade reduzida têm direito a utilizar o Embarque Preferencial, nos horários de pico, de segunda-feira a sexta-feira. Confira as estações que oferecem o serviço:
- Corinthians/Itaquera, das 6 às 9 horas (vagão à disposição do usuário preferencial)
- Luz – Linha 1 (Azul) sentido Jabaquara, das 6 às 9 horas (duas primeiras portas do vagão à disposição do usuário preferencial)
- Palmeiras/Barra Funda, das 6 às 9 horas e das 16 às 19 horas (vagão à disposição do usuário preferencial)
- Paraíso – Linha 2 (Verde) sentido Vila Madalena, das 6 às 9 horas (duas primeiras portas do vagão à disposição do usuário preferencial).
- Paraíso – Linha1 (Azul) sentido Tucuruvi, das 16 às 19 horas (duas primeiras portas do vagão à disposição do usuário preferencial)
- Sé – Linha 1 (Azul), das 6 às 9 horas e das 16 às 19 horas (duas primeiras portas do vagão à disposição do usuário preferencial)
- Sé – Linha 3 (Vermelha) sentido Corinthians – Itaquera, das 16 às 19horas (duas primeiras portas do vagão à disposição do usuário preferencial)
Do Metrô
(I.P.)
02/19/2008
Artigos Relacionados
Pesquisa mostra boa aceitação da vacinação contra HPV em adolescentes
CPTM amplia embarque preferencial para as Linhas A e B
Estações da linha D recebem operação embarque preferencial
Metrô faz campanha por assento preferencial
Metrô inicia campanha de embarque e desembarque
Começa hoje embarque especial do Metrô