Pesquisa Ipea mostra que trabalhador quer mais tempo livre para não pensar em trabalho



Se a jornada de trabalho fosse reduzida, mais de 60% dos trabalhadores dedicariam o tempo livre a outras atividades. Essa é uma das constatações de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) sobre o trabalho e o tempo livre, divulgado nesta quarta-feira (21).

Para 39,5% dos entrevistados, o tempo dedicado ao trabalho compromete a qualidade de vida. Para esse grupo, o trabalho provoca cansaço e estresse (13,8%), compromete as relações amorosas e a atenção à família (9,8%), prejudica estudo, lazer e práticas esportivas (7,2%) e afeta as relações de amizade (5,8%).

O Ipea entrevistou 3.796 pessoas que moram em áreas urbanas das cinco regiões do País, todas com mais de 18 anos de idade e que exerciam alguma atividade remunerada na semana de referência da pesquisa.

O estudo mostra que 63,8% dos trabalhadores usariam o tempo livre com a redução da jornada para atividades não ligadas ao trabalho, enquanto que 36,2% não sentiriam diferença porque cumprem jornada de trabalho superior as 44 horas semanais previstas na legislação. Entre os que usariam o tempo livre para outras atividades, 24,9% se dedicariam à família e às tarefas de casa, 12,3% dariam prioridade aos estudos, 12,3% usaria o tempo livre para descansar e 5,7% aproveitariam esse tempo para se divertir ou praticar esportes.

O estudo mostra ainda que 45,4% dos entrevistados têm dificuldade para se desligar totalmente do trabalho ao fim da jornada diária. Argumentam que precisam ficar de prontidão para fazer alguma atividade extraordinária (26%), planejar ou desenvolver alguma atividade de trabalho usando a internet ou o telefone celular (8%), ou que precisam aprender mais sobre o próprio trabalho (7,2%). Há ainda quem informa ter outros trabalhos remunerados (4,2%).

 

Fonte:
Agência Brasil

 

Veja dicas para conquistar um emprego:

 

Governo criará grupo de trabalho para debater pauta dos trabalhadores rurais

Acidentes de trabalho caem 7,2% em 2 anos, segundo Ministério da Previdência

BNDES aprova R$ 1,5 bilhão para qualificação de mão de obra na indústria

 

 

21/03/2012 21:08


Artigos Relacionados


Pesquisa do Ipea mostra que trabalhadores pobres são os mais afetados por desemprego

Mulheres dedicam muito mais tempo ao trabalho doméstico, aponta Ipea

Paulistas vivem mais tempo na casa dos pais e podem ter melhor inserção no mercado de trabalho, diz Ipea

Ipea mostra que empresas não repassam ganhos ao trabalhador

Pesquisa do Ipea mostra que 71% dos municípios não têm instituições para idosos

Pesquisa do Ipea mostra que situação financeira melhorou para quase 80% das famílias