Pesquisa revela que obesidade atinge quase 30% dos paulistanos



Levantamento foi realizado pelo programa ‘Meu Prato Saudável’, do HC e Incor com 15 mil pessoas no último trimestre de 2012

A equipe do Programa "Meu Prato Saudável", iniciativa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e do Incor (Instituto do Coração), realizou um levantamento em estações do Metrô, no Parque Ibirapuera e no chamado Quadrilátero da Saúde, onde fica o complexo do HC-FMUSP, que alertou para a expansão da obesidade entre os paulistanos.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A pesquisa realizada no último trimestre de 2012, em parceria com a LatinMed Editora em Saúde, apontou que 29% das pessoas que circulam pela cidade de São Paulo são obesas. A avaliação foi feita em mutirões de promoção da saúde e contou com a participação de 15 mil pessoas (12,1 mil mulheres e 3,9 mil homens).

Ao todo, 19% das pessoas entrevistadas tinham obesidade grau 1 (forma mais leve), 7,2%, obesidade grau 2 e 2,7% tinham a obesidade grau 3 ou obesidade mórbida. O sobrepeso é estabelecido quando o IMC (Índice de Massa Corpórea), relação entre peso e altura, é de 25 até 29,9. A partir de 30 de IMC a pessoa é considerada obesa.

Do Portal do Governo do Estado



02/15/2013


Artigos Relacionados


Saúde: Dois milhões de paulistanos têm síndrome ligada à obesidade

Saúde: Dois milhões de paulistanos têm síndrome ligada à obesidade

Obesidade atinge mais da metade da população brasileira, aponta estudo

Chuva atinge quase 5 mil pessoas em Pernambuco

Gravidez sem planejamento atinge quase 70% das mulheres

Estudo do Ipea revela que quase 40% da população não têm conta em banco