Pesquisa: Taxa de desemprego registra queda de 0,1% na RMSP



Taxa caiu de 15,8% para 15,7% da PEA - População Economicamente Ativa, entre dezembro e janeiro

A taxa de desemprego caiu de 15,8% para 15,7% da PEA [População Economicamente Ativa] na Região Metropolitana de São Paulo, entre dezembro e janeiro. Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego [PED - Seade/Dieese].

A relativa estabilidade pode ser explicada pelo número um pouco superior de pessoas que saíram do mercado de trabalho [84 mil] em relação ao de empregos eliminados [61 mil]. Esta redução de 23 mil no número de desempregados, não foi suficiente para alterar a taxa de desemprego de forma significativa.

Houve pequeno decréscimo do nível de ocupação [0,7%] - resultado de corte de postos de trabalho no Comércio [27 mil], no agregado Outros Setores [23 mil], nos Serviços [7 mil] e na Indústria [4 mil].

Entre dezembro e novembro, as variações do rendimento médio real dos trabalhadores foram pequenas: aumento de 0,4% para os ocupados e de 0,2% para os assalariados, passando a valer R$ 1.078 e R$ 1.158, respectivamente. Os dados de renda têm um mês de defasagem em relação aos de emprego - os pesquisadores pe

03/01/2006


Artigos Relacionados


Taxa de desemprego anual na RMSP é a menor em 20 anos

Ministério do Trabalho prevê queda de 0,7% na taxa de desemprego

Seade: Pesquisa revela taxa de desemprego estável

Taxa de desemprego fica estável em 11% em julho, mostra pesquisa

Seade: Pesquisa revela queda de desemprego em agosto

Taxa de desemprego fica em 6% e registra melhor julho da história, diz IBGE