Pesquisadora da Unicamp desenvolve computador que fala



Estudo foi desenvolvido na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec), sob orientação do professor Fábio Violaro

A engenheira eletricista da Unicamp Sarah Negreiros de Carvalho, aprimorou a técnica de conversão de textos em fala. Baseada em uma técnica denominada HMM, a pesquisadora criou uma fala emitida pelo computador mais próxima possível da voz humana.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O estudo foi desenvolvido na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec), sob orientação do professor Fábio Violaro e por enquanto, gera o som de frases automaticamente para língua inglesa. O estudo, em prática, para a língua portuguesa foi possível graças a um banco de falas e etiquetas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo Sarah Carvalho, ao contrário das técnicas usualmente utilizadas, no estudo proposto, ao mudar os parâmetros estatísticos é possível transformar a voz masculina em feminina, em voz de criança, ou incluir emoção no discurso. "Uma voz raivosa, por exemplo, pode ser gerada sem precisar regravar ou alterar o banco de dados de falas", disse.

Do Portal do Governo do Estado



05/29/2013


Artigos Relacionados


Unesp: Universidade desenvolve computador de baixo custo

Unesp: Universidade desenvolve computador de baixo custo

Unesp: Universidade desenvolve computador de baixo custo 100% nacional

Unesp: Universidade desenvolve computador de baixo custo 100% nacional

Programas de computador do painel são analisados em laboratório da Unicamp

Pesquisadora da Unicamp obtém gordura alimentícia zero trans