Pesquisadores realizam estudos para o primeiro VLT elétrico do País
Um modelo em escala real do Veículo já está em Foz do Iguaçu para a implementação de um inédito sistema de tração elétrica
Pesquisadores da usina hidrelétrica Itaipu Binacional estão realizando testes para acomodação do sistema de tração elétrica para a conversão do veículo. O objetivo é desenvolver o primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) elétrico do Brasil.
O mock-up, como o protótipo também é conhecido, foi conduzido por mais de 3 mil quilômetros, partindo de Barbalha (CE) até o Oeste paranaense, onde se localiza a usina Itaipu.
O engenheiro Celso Novais, coordenador brasileiro do Projeto Veículo Elétrico (VE), explicou que a primeira fase do projeto será promover um estudo de acomodação do sistema de tração elétrica no protótipo. “Ou seja, será transformar esse VLT, que é a diesel, numa versão puramente elétrica”, adiantou. Essa fase deve durar um ano e meio.
A segunda fase do estudo, que deverá levar mais um ano e meio para conclusão, será para desenvolver uma versão elétrica do VLT sem as catenárias, como são chamados os cabos de alimentação externos, instalados sobre os trens, muito comuns nas versões europeias.
- Médias cidades terão R$ 7 bilhões para investir em mobilidade urbana
- Cuiabá muda projeto de mobilidade urbana para Copa e adota VLT
31/10/2012 16:00
Artigos Relacionados
Pesquisadores da Alemanha realizam estudos no LNNano
Governo chinês quer enviar pesquisadores ao País para acompanhar estudos da Embrapa
Pesquisadores realizam levantamento de Avifauna no Pará
Pesquisadores recebem apoio para estudos sobre a Amazônia
Pesquisadores debatem no Pará estudos sobre povos indígenas sul-americanos
Agricultura: Pesquisadores do Vale do Paraíba realizam evento para identificar demandas na região