Pesquisadores realizam estudos para o primeiro VLT elétrico do País



Um modelo em escala real do Veículo já está em Foz do Iguaçu para a implementação de um inédito sistema de tração elétrica

 

Pesquisadores da usina hidrelétrica Itaipu Binacional estão realizando testes para acomodação do sistema de tração elétrica para a conversão do veículo. O objetivo é desenvolver o primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) elétrico do Brasil.

O mock-up, como o protótipo também é conhecido, foi conduzido por mais de 3 mil quilômetros, partindo de Barbalha (CE) até o Oeste paranaense, onde se localiza a usina Itaipu.

O engenheiro Celso Novais, coordenador brasileiro do Projeto Veículo Elétrico (VE), explicou que a primeira fase do projeto será promover um estudo de acomodação do sistema de tração elétrica no protótipo. “Ou seja, será transformar esse VLT, que é a diesel, numa versão puramente elétrica”, adiantou. Essa fase deve durar um ano e meio.

A segunda fase do estudo, que deverá levar mais um ano e meio para conclusão, será para desenvolver uma versão elétrica do VLT sem as catenárias, como são chamados os cabos de alimentação externos, instalados sobre os trens, muito comuns nas versões europeias.