Petrobras assina memorando de cooperação tecnológica com empresa norte-americana



A Petrobras e a empresa norte-americana Cameron, fornecedora de equipamentos e sistemas para escoamento de petróleo e gás, assinaram nesta sexta-feira (25) um Memorando de Entendimentos para cooperação tecnológica em projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados para a área de equipamentos submarinos. 

A assinatura do acordo faz parte da construção de um centro de tecnologia no campus da Unicamp, em Campinas (SP), que será realizado pela Cameron. Atualmente, a empresa já tem três plantas industriais no Brasil, localizadas em Jacareí (SP), Taubaté (SP) e Macaé (RJ). Além da construção do centro de tecnologia, também está previsto aumento da infraestrutura de testes na planta de Jacareí, com a instalação de uma câmara hiperbárica e uma série de testes de alta pressão, para execução de ensaios e qualificação de equipamentos submarinos.

O reforço da infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento da Cameron no estado de São Paulo faz parte da estratégia da Petrobras de atrair para o Brasil centros tecnológicos de importantes fornecedores da indústria de petróleo e gás. O crescimento dessa indústria no País tem gerado oportunidades para empresas internacionais que atuam no setor e, para a estatal, o momento é oportuno para estabelecer parcerias tecnológicas de longo prazo com a premissa de que a maior parte do desenvolvimento tecnológico seja feito no país.  

O Memorando de Entendimentos é válido por 16 meses, período no qual a Petrobras e a Cameron, por meio de discussões técnicas, identificarão oportunidades e poderão estabelecer projetos de pesquisa e desenvolvimento para realização conjunta.

 

Fonte:
Agência Petrobras



25/02/2011 20:16


Artigos Relacionados


Capes assina acordo de intenções para programa de bolsas com empresa norte americana

Revista norte-americana classifica Petrobras como a 34ª maior empresa do mundo

Petrobras assina carta de cooperação com empresa norueguesa para atividades de exploração

Capes assina acordo com universidade norte-americana

Empresa norte-americana de videogames inicia produção no Brasil

Embrapa assina contrato de cooperação com grande empresa de sementes