Petrobras começa a produzir no campo de Cachalote



A Petrobras iniciou a produção do FPSO Capixaba no Campo de Cachalote.  O FPSO (sigla em inglês que significa plataforma que produz, processa, armazena e escoa petróleo) será conectado também ao campo de Baleia Franca, ambos localizados na região do Parque das Baleias, no litoral sul do Espírito Santo, Bacia de Campos.

A produção no Campo de Cachalote começou no sábado (29). A FPSO Capixaba é afretado para a Petrobras pela empresa SBM, e operava anteriormente no Campo de Golfinho. Para aproveitar a oportunidade de antecipação de produção dos Campos de Cachalote e Baleia Franca, foi realizada uma adaptação na planta de processo da plataforma, o que viabilizou a instalação no Parque das Baleias.

O primeiro poço a produzir tem capacidade estimada em 22 mil barris por dia.  Até o final do ano, está prevista a interligação da plataforma a um total de nove poços, pertencentes aos campos de Cachalote e Baleia Franca. Serão três poços produtores e dois injetores em Cachalote, e três poços produtores - dois destes na camada pré-sal - e um injetor em Baleia Franca. O pico de produção está programado para ocorrer em dezembro de 2010, com expectativa de volume de 100 mil barris de óleo por dia.

Fonte:
Agência Petrobras

 



01/06/2010 19:02


Artigos Relacionados


Campo de petróleo Peregrino deve começar a produzir ainda neste mês

Cati começa a produzir sementes de pinhão-manso

Vale do São Francisco começa a produzir peras, maçãs e caquis

Secretaria de Agricultura começa a produzir sementes de pinhão-manso

Petrobras confirma potencial da megarreserva do Campo de Tupi, no pré-sal

Petrobras é a nova operadora do Campo Itaú, na Bolívia