Petrobras e KL Energy assinam parceria para produção de etanol celulósico



A Petrobras divulgou, nesta terça-feira (24), que assinou um contrato com a KL Energy Corporation (KLE), empresa norte-americana que desenvolve tecnologia para produção de etanol de celulose a partir de resíduos de madeira. O objetivo da parceria é aperfeiçoar a tecnologia da KLE para a utilização de bagaço de cana-de-açúcar como matéria-prima.


Como parte do contrato, a Petrobras investirá US$ 11 milhões para adaptar as instalações de demonstração da KLE, em Upton (EUA), para utilizar o bagaço da cana-de-açúcar e validar, por meio de testes, o processo para a produção de etanol celulósico.


Em paralelo, a Petrobras e a KLE desenvolverão um projeto de usina de etanol celulósico em escala industrial que deverá ser totalmente integrado a uma usina de cana-de-açúcar pertencente ao Grupo Petrobras, no Brasil. A usina está programada para entrar em funcionamento em 2013.


O contrato, cujo prazo inicial é de 18 meses, prevê exclusividade mútua na área de desenvolvimento de etanol celulósico a partir do bagaço de cana-de-açúcar, e oferece à Petrobras a opção de obter uma licença para utilizar a tecnologia da KLE nos ativos do Grupo Petrobras.


Segundo a Petrobras, com este investimento  busca-se desenvolver mais uma alternativa para produção de biocombustíveis e produtos químicos renováveis e sustentáveis, de forma complementar as iniciativas em andamento, como, por exemplo, as pesquisas com microalgas para produção de óleo.


De acordo com Miguel Rossetto, presidente da Petrobras Biocombustível, “a Petrobras vê o etanol celulósico como uma tecnologia promissora para aumentar a produção de etanol em cerca de 40% sem aumentar a área plantada, além de melhorar  a sustentabilidade de suas usinas. O contrato com a KLE irá acelerar esse esforço de desenvolvimento”.


Fonte:
Agência Petrobras



24/08/2010 18:42


Artigos Relacionados


Petrobras firma parceria para etanol celulósico com empresa de bioinovação

Petrobras e Guarani assinam contrato para suprimento de etanol

Petrobras adquire mais uma parceria para crescimento de etanol

Petrobras vai aumentar produção do etanol para regular mercado

Parceria promete desenvolver produção de etanol no RS

Presidente da Petrobras defende incremento na produção de etanol para atender demanda por combustível