Petrobras lança programa de financiamento para cadeia de fornecedores
A Petrobras lançou oficialmente nesta segunda-feira (6) um novo programa da companhia para viabilizar a oferta de crédito para todas as empresas que integram a cadeia de fornecedores da Petrobras. A estimativa é que o custo de captação dos fornecedores caia, em média, 20%.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com os seis maiores banco de varejo do País – Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, HSBC e Santander – e com o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, conta com o apoio da indústria e de entidades de classe.
O diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Barbassa, assegurou que o programa, chamado Progredir, está apto a viabilizar o acesso a financiamento a grande parte das cerca de 20 mil empresas que hoje formam a cadeia de fornecedores diretos ou indiretos da Petrobras.
A agilidade é uma das promessas do programa, segundo o diretor: dependendo do valor solicitado pela empresa, a liberação pode se dar em até 72 horas, assegurou ele.
Segundo o gerente Executivo de Finanças da Petrobras, Gustavo Tardin, os fornecedores interessados no crédito via Progredir poderão financiar até 50% do valor dos contratos dentro da cadeia produtiva de petróleo e gás, em ambiente de total sigilo da operação.
A fase piloto do programa, que é complementar a outras ações da companhia voltadas para o fortalecimento de sua cadeia produtiva, foi implantada em setembro de 2010. Nesta primeira etapa, 15 empresas obtiveram financiamento junto aos bancos por meio da iniciativa, com volume total de R$ 137 milhões.
Fonte:
Petrobras
07/06/2011 11:44
Artigos Relacionados
BNDES cria linha de financiamento para inovação de fornecedores da cadeia de petróleo
Programa para capitalizar fornecedores da Petrobras atinge R$1 bi em financiamentos
Petrobras facilita créditos para fornecedores do setor
Banco do Brasil vai ampliar crédito para fornecedores da Petrobras
Petrobras prorroga inscrições para desenvolvimento de potenciais fornecedores de 2011
Governo paulista lança sistema eletrônico para fornecedores e prestadores de serviço do Estado