PF deflagra operação para combater tráfico de drogas em presídios de Mato Grosso



A Polícia Federal em Rondonópolis, no Mato Grosso, deflagrou nesta sexta-feira (27) a operação Xadrez com o intuito de desarticular organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas e associação para o tráfico nos estabelecimentos prisionais de Rondonópolis e Itiquira.

As investigações iniciaram-se há quatro meses e permitiram a identificação das quadrilhas que distribuíam maconha e cocaína nos municípios da região Sul do estado, sendo uma delas chefiada por agente prisional que presta serviço na Cadeia Pública do município de Itiquira.

Segundo a PF, a partir dos levantamentos realizados no decorrer da operação foi possível notar a participação criminosa de vários detentos dos presídios de Rondonópolis e Itiquira, que atuavam corriqueiramente na atividade ilegal. As organizações criminosas investigadas utilizavam-se ainda de menores de idade para a prática dos ilícitos.

Na deflagração da operação Xadrez estão mobilizados 85 policiais federais, em cumprimento de 23 mandados de prisão, seis apreensões de menores, duas conduções coercitivas e 24 mandados de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ao longo da investigação, a PF – contando com o apoio do Ministério Público Estadual e das polícias Civil e Militar de Pedra Preta (MT), Itiquira e Coxim (MS) – apreendeu 25 kg de substâncias entorpecentes.

 

Fonte:
Polícia Federal



27/05/2011 17:41


Artigos Relacionados


PF deflagra operação para combater tráfico internacional de drogas e armas na fronteira

PF deflagra operação contra tráfico de armas e drogas no Rio de Janeiro

PF realiza operação para combater tráfico de drogas no Rio de Janeiro

Polícias Civil e Militar deflagram operação para combater tráfico de drogas na zona leste

PF deflagra operação contra tráfico de entorpecentes em 11 estados

Juvêncio cobra reestruturação de presídios de Mato Grosso do Sul