PF e Anvisa fazem operação em oito estados contra comércio ilegal de botox



A Polícia Federal (PF) realizou nesta terça-feira (3), em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), operação de combate à comercialização ilegal de toxina botulínica (botox). Estão sendo cumpridos 23 mandados judiciais contra empresas distribuidoras em oito estados: São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Paraíba, Alagoas,  Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

As investigações da Operação Narke, iniciadas há nove meses, apuraram que o produto entra de maneira clandestina no País e é vendido para médicos de diversas cidades. A circulação ilegal ocorre há pelo menos cinco anos.

A toxina botulínica, além da aplicação estética, é utilizada de forma terapêutica, inclusive para tratamento de disfunções neurológicas e motoras. No mercado ilícito, a toxina é vendida por preços que variam entre R$ 350 e 400 a unidade, enquanto o exemplar autorizado pode chegar a R$1.000 cada.

Os envolvidos responderão por crimes contra a saúde pública, considerados hediondos, contrabando e formação de quadrilha. As penas máximas são de 15, três e quatro anos de reclusão, respectivamente.

Fonte:
Agência Brasil

 


Saiba mais sobre as ações da Anvisa

Conheça a ação de outras agências reguladoras do País

 



03/04/2012 20:45


Artigos Relacionados


Operação da Polícia Federal combate comércio ilegal de anfetaminas

SP fecha o cerco contra comércio de madeira ilegal da Amazônia

CPTM: Incidente na Estação Brás pode ser retaliação contra combate ao comércio ilegal

Polícia Federal realiza operação contra câmbio ilegal de dinheiro em MG

PF prende oito policiais rodoviários federais em operação contra corrupção

Fazenda: Secretaria e Receita Federal fazem operação contra pirataria