PF lança operação para frear quadrilha de fraudadores de empréstimos bancários



Uma das operações que a Polícia Federal (PF) desencadeou nesta terça-feira (19) tem como objetivo combater uma quadrilha sediada na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). 

Segundo informações da Polícia Federal, o grupo é especializado na obtenção fraudulenta de empréstimos bancários e financiamentos para aquisição de veículos.

Na operação Engodo, foram mobilizados 170 policiais federais que estão responsáveis por cumprir 34 mandados de busca e apreensão e 25 mandados de prisão contra membros da organização criminosa. As ordens foram expedidas pela Vara de Inquéritos Policiais da Justiça Estadual de Belo Horizonte (MG). 

Para a prática dos crimes, o grupo utiliza diversos documentos falsos, como carteiras de identidades, CPF, carteiras de habilitação, comprovantes de renda, comprovantes de endereço e extrato bancários. 

A documentação falsificada era utilizada para aprovar financiamentos em bancos públicos e privados, principalmente no caso daqueles  clientes que não possuíam condições financeiras para comprarem veículos.


Rede de automóveis também estava envolvida

Além dos falsificadores de documentos, estão sendo presos diversos funcionários de concessionárias e revendas de veículos automotores sediados em Belo Horizonte, Contagem e Caeté, todos em Minas Gerais. 

A investigação da Polícia Federal identificou que as negociações ilícitas entre os falsificadores e as concessionárias de automotores era uma prática habitual.

Além disso, a quadrilha também praticava com muita freqüência o “golpe do carro financiado”, que ocorre quando um determinado veículo é comprado, por meio de contrato de financiamento e com o uso de documentos falsos em nome de terceiros, e em seguida, ele é revendido em um mercado paralelo a um preço bem abaixo do seu valor de mercado. 


Fonte:
Polícia Federal



19/10/2010 12:44


Artigos Relacionados


Operação desarticula quadrilha de fraudadores no Pará

Volume de empréstimos bancários aumentou 19% em 12 meses

Raupp quer isentar empréstimos bancários do pagamento da CPMF

PF faz operação para prender quadrilha que roubava dinheiro pela internet em TO

Receita faz operação para prender quadrilha que frauda imposto de renda na Bahia

Banco Central prevê redução da taxa média de juros de empréstimos bancários