Piauí terá a maior comunidade quilombola do País, com mais de mil famílias



A comunidade remanescente de quilombo Lagoas, composta por 1.498 famílias que vivem em sete municípios do Piauí, pode se tornar, em breve, a maior comunidade quilombola no Brasil em número de famílias. A Superintendência Regional do Incra no Piauí deu início ao processo de regularização fundiária das terras da comunidade, que tem território identificado e delimitado em mais de 62 mil hectares. Outro processo de regularização fundiária em andamento é o da comunidade quilombola Tapuio, com 29 famílias, em área de 550 hectares, no município de Queimada Nova. 

"A regularização fundiária das áreas é o início da reparação da dívida histórica do estado brasileiro junto a essas populações", afirma o superintendente do Incra/PI, Evandro Cardoso. "A regularização fundiária das comunidades Lagoas e Tapuio é pauta prioritária do movimento quilombola no Piauí e atende ao que determina a Constituição Federal e a Organização Internacional do Trabalho (OIT): a garantia do reconhecimento do território das populações, a partir de sua ancestralidade", completa.

Com a regularização fundiária, as comunidades recebem o título da terra, o que garante acesso a políticas públicas do governo federal voltadas para os remanescentes de quilombo, como abastecimento de água, estrada, eletrificação, serviços de saúde e saneamento.


Amparo legal

O direito das comunidades remanescentes de quilombos à propriedade de terras historicamente ocupadas é garantido no artigo 68, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição Federal.

O Incra é a instituição responsável para tomar as medidas administrativas para a regularização de áreas quilombolas. Sua função é identificar, reconhecer, delimitar, demarcar e titular terras ocupadas por remanescentes de quilombos.


Fonte:
Incra



12/01/2011 12:50


Artigos Relacionados


Incra vai regularizar comunidade quilombola no Piauí

Incra reconhece comunidade quilombola no Rio Grande do Sul

São Paulo reconhece a 22ª Comunidade Quilombola Paulista

Programa Mais Viver vai beneficiar 10,1 mil famílias do Piauí

Primeira comunidade quilombola de SC comemora Dia da Consciência Negra

Comunidade quilombola inaugura banco de sementes em Pernambuco